Conselho Gestor dos RVS Matas do Grupo Tapacurá se reúne para deliberar planejar a gestão da unidade de conservação em 2024

Notícia de 27 de março de 2024

Reunião foi marcada por discussões técnicas e programação sociocultural nas propriedades do Engenho Queira Deus e Casa Grande

Membros do Conselho Gestor Consultivo dos Refúgios de Vida Silvestre (RVS) Matas do Grupo Tapacurá, unidade de conservação administrada pela agência CPRH, realizaram, na manhã da segunda-feira (25), a primeira reunião ordinária de 2024. No encontro, coordenado pela gestora do RVS, Joselma de Figueirôa, foram discutidos temas relevantes sobre a gestão da unidade, fiscalizações, parcerias, sinalização da unidade de conservação, o projeto Árvore Azul, cujo programa envolve toda a área de manejos dos  RVS.

A reunião iniciou com um café da manhã na Casa Grande, uma das propriedades que compõe o RVS Mata do Engenho Tapacurá. Em seguida, os membros do Conselho Gestor iniciaram as discussões dos problemas, projetos da atual gestão, e ainda apontaram algumas sugestões para a continuidade dos trabalhos.

Segundo a gestora do RVS, o encontro foi bastante relevante e proveitoso, ode os participantes puderam interagir e fortalecer as ações, o relacionamento e a motivação dos membros do Conselho. “Os conselheiros são colaborativos, engajados e comprometidos para uma gestão eficiente e eficaz dos cinco fragmentos de Mata Atlântica, que integra as Unidades de Conservação de Proteção Integral do Grupo Tapacurá”, explicou.

Além da reunião técnica, a programação contou, ainda, com atividades socioculturais, como trilhas dentro da Mata Atlântica no Engenho Queira Deus, umas das propriedades que compõe o território dos RVS, visitas a barragem Queira Deus, que abastece o distrito de Matriz da Luz, a história e a arquitetura da Casa Grande, desde o seu primeiro proprietário, o donatário Duarte Coelho, além do toque da arquitetura moderna nos prédios centenários, do Engenho Queira Deus.

O Conselho Gestor Consultivo do Refúgio de Vida Silvestre (RVS) Matas do Grupo Tapacurá é composto por representantes da sociedade civil e pública, entre elas, a Compesa, Prefeitura Municipal de São Lourenço da Mata, Colégio Agrícola Dom Agostinho Ikas (unidade de ensino da Universidade Federal Rural de Pernambuco), Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma), Usina São José, Sindicato da Usina de Açúcar e de Álcool do Estado de Pernambuco (Sindaçúcar/PE), comunidade do Barro e convidados.