Loading...
    >
  • Representantes da CPRH e Semas visitam obras da Refinaria Abreu e Lima

destaques, Sem categoria

Representantes da CPRH e Semas visitam obras da Refinaria Abreu e Lima

3 min. de leitura

Representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH e da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha – Semas-PE visitaram, na última terça-feira (23), a Refinaria Abreu e Lima (RNEST), em Ipojuca, Região Metropolitana do Recife. A refinaria, que é a mais moderna da Petrobras e opera com foco na produção de Diesel S10, deve entregar até o fim do ano uma nova unidade para abatimento de emissões, transformando gases e partículas em novo produto para comercialização, o ácido sulfúrico.

O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos, destacou o comprometimento da Petrobras no cumprimento das legislações ambientais. “Hoje foi um dia muito feliz, estamos contentes em visitar uma empresa que valoriza e preserva o meio ambiente, prezando pelo desenvolvimento de Pernambuco”, comentou.

O Secretário Executivo de Meio Ambiente da Semas-PE, Walber Santana, ressaltou o trabalho que a refinaria vem desenvolvendo para promover a transição energética. “Na visita compreendemos que o convencional pode ser feito de forma diferente e sustentável, isto é: produzir Diesel S10 com a adição de matérias primas renováveis. A RNEST demonstra que está no caminho certo.”

A comitiva do governo estadual foi recebida pelo Gerente Geral da Refinaria, Marcio Maia, que afirma: “Essa visita é importante para a integração entre a Petrobras e os órgãos ambientais estaduais. Acreditamos que o diálogo é o melhor caminho para avançarmos na produção de combustível e gerarmos valor para a sociedade. A RNEST possui muitos desafios pela frente e a interação hoje reforçada é uma importante etapa para a Petrobras e para Pernambuco”.

Também participaram da visita, representando a Semas, o Gerente Geral de Controle Interno, Pedro Carvalho e o chefe de Gabinete, Danilo Nogueira. Representando a CPRH, participaram o diretor de Licenciamento Ambiental, Eduardo Elvino, o Gerente da Unidade de Fontes Industriais, Hellder Nogueira e Maria do Carmo Tavares, fiscal e química industrial da Agência.

A Refinaria Abreu e Lima atualmente produz, além de outros derivados, o Diesel S10, combustível que proporciona uma queima mais eficiente nos motores a diesel e que são amplamente utilizados para o modal rodoviário brasileiro. A refinaria planeja a retomada de obras ainda para 2024, e tem o potencial de alcançar o processamento de 260 mil barris de petróleo após conclusão do segundo trem de refino. O empreendimento emprega um efetivo próximo a 5.300 pessoas, divididas em atividades de operação e obras. Em 2023, o empreendimento gerou 1 bilhão e 300 milhões de reais em ICMS para o estado e é responsável por 78% da movimentação de graneis líquidos do Porto de Suape, segundo dados da ANTAQ. A produção da RNEST atende, principalmente, ao Nordeste, e contribui com o abastecimento das demais regiões do Brasil.


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

Fórum Pernambucano de Gerenciamento Costeiro reúne instituições na primeira reunião ordinária

Evento foi marcado pela apresentação do plano de gerenciamento costeiro nacional e estadual, das iniciativas e projetos realizados nas duas esferas...

6 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH articula retirada de combustível de embarcação abandonada em Rio Formoso

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) conseguiu resolver o problema de vazamento de óleo combustível do lastro de uma embarcação abandonada...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

Declaração Anual de Resíduos (DARS)

" Informamos que o SGRI encontra-se em manutenção, portanto, o referido sistema não está disponível para o envio de DARS 2021 (ano base 2020). A...

1 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia