CPRH entrega Prêmio Vasconcelos Sobrinho

Notícia de 5 de junho de 2024

Solenidade foi realizada na tarde da segunda-feira (3), na Fundação Joaquim Nabuco. Nesta edição foram contempladas sete categorias. Além dos troféus, a CPRH também homenageou com certificados de Amigos e Amigas do Meio Ambiente, a instituições e personalidade que se destacaram com iniciativas na defesa do meio ambiente.

A importância da preservação ambiental foi celebrada na tarde da segunda-feira, dia 3/06, pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas-PE), durante solenidade de entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, realizada na Fundação Joaquim Nabuco, no Derby. A cerimônia foi prestigiada por  autoridades civis, militares, políticas, além dos  homenageados, familiares e convidados. Nesta 31ª edição, o Prêmio contemplou personalidades, instituições, empresas e organizações sociais que desenvolveram projetos de destaque na área. A premiação contemplou sete categorias: Bem-estar animal, Inovação tecnológica, Pesquisa ambiental, Projeto e prática educacional (ensino fundamental e médio), Personalidade do Meio Ambiente e Destaque Municipal e Destaque de Comunicação Ambiental. Todas as iniciativas premiadas foram exibidas em uma apresentação de vídeos.  Na mesma cerimônia de premiação do Vasconcelos Sobrinho, também foram entregues certificados de Amigos e Amigas do Meio Ambiente a instituições e personalidade que se destacaram com iniciativas, individuais ou coletivas, na defesa do meio ambiente.

Na abertura da cerimônia, o diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta dos Santos, destacou que os projetos vencedores estão alinhados com a toda discussão do cenário mundial: mar sem plástico: reciclagem, inovação, inclusão social e a divulgação das ações na imprensa. Que na opinião de Anchieta, mesmo quando fazem críticas estão ajudando a melhorar as ações voltadas para o meio ambiente.“Aproveito para deixar aqui o slogan: Preservar é preciso!. Com misto de certeza e ajuda de todos vocês teremos melhores momentos, melhores anos e um planeta melhor. Pernambuco está no caminho certo”, explicou.

De acordo com a vice-governadora, Priscila Krause, um dos compromissos do Governo de Pernambuco será a promoção do reflorestamento no estado, por ser uma das formas de se combater o aquecimento global e as disfunções e desastres ambientais vêm acontecendo no mundo e também em nível nacional, citando como exemplo as enchentes no Rio Grande do Sul. “O replantio de arvores será uma forma de se combater os desastre como o aumento da temperatura e as chuvas torrenciais. O Governo vai fazer um investimento de R$ 150 milhões para o plantio de quatro milhões de árvores. É uma meta ousada e teremos aí todo o período dessa gestão até 2026 pra ser concluído. Pretendemos deixar essa politica como um legado”, pontuou a vice-governadora.