Loading...
    >
  • Equipe da CPRH recebe informações do Ministério do Meio Ambiente sobre o Projeto PCBs Responsável

destaques, Sem categoria

Equipe da CPRH recebe informações do Ministério do Meio Ambiente sobre o Projeto PCBs Responsável

3 min. de leitura

PCBs (bifenilas policloradas) são poluentes orgânicos persistentes, presentes em óleos isolantes amplamente utilizadas em equipamentos elétricos e industriais

Servidores da CPRH participaram de uma reunião com a coordenadora executiva do Projeto PCBs (bifenilas policloradas) Responsável, Anísia Batista de Oliveira Abreu, do Ministério do Meio Ambiente (MMA). A coordenara veio à CPRH para informar sobre o projeto e orientar sobre destruição ambientalmente adequada dos PCBs; orientar na concessão das licenças das empresas que usam o referido produto em subestações para geração de energia ou autorização para destinação final.

Durante a reunião, realizada no auditório da CPRH, Anísia Abreu discorreu sobre as iniciativas do MMA em apoio à atuação estadual; destruição ambientalmente Adequada de PCBs no Brasil e gestão de PCBs no Brasil. Ela também pediu o apoio da equipe da CPRH na identificação e orientação dos empreendimentos usuários dos PCBs a fim de que eles deem o destino adequado ao produto.

Anísia Abreu explicou que o Projeto PCBs Responsável foi estruturado em cima dos seguintes pilares: fortalecimento da estrutura de procedimentos legais, administrativos e normativos para gestão e disposição de PCBs; capacitação do governo e do setor privado para a gestão de óleos identificados como PCB e resíduos e equipamentos contaminados por PCB de modo a minimizar a exposição humana e ambiental e disposição ambientalmente saudável de PCBs identificada por meio de projetos de demonstração.

De acordo com a coordenadora do Plano Nacional de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida à Emergências Ambientais com Produtos Químicos Perigosos (P2R2), Maria das Graças Cruz, o MMA precisa do apoio dos órgãos para identificar os equipamentos contaminados com PCBs para destruição ambientalmente adequada e retirada da operação até 2025.

Além dos servidores da CPRH, participaram da reunião representantes da Semas e da CHESF.

Serviço:

Bifenilas policloradas (PCBs) são substancias químicas sintéticas, presentes em óleos isolantes, com a função de conectar componentes eletrônicos como resistores, capacitadores, transistores e diodos, utilizando trilhas de cobre gravadas. Contudo, representam um perigo real para o meio ambiente e para a saúde humana, uma vez que esses compostos são resistentes no meio ambiente, permanecendo por anos sem se degradar. Além de ter capacidade de se acumular nos tecidos de plantas, animais e ao ser humano.

De acordo com o Decreto nº 5.472/2005, estabelecido pela Convenção de Estocolmo sobre Poluentes Orgânicos Persistentes (POPs), estabelece prazos para a eliminação progressiva dos PCBs. A legislação exige, até 2005, a retirada gradual de equipamentos elétricos contendo PCBs em locais privados, enquanto até dezembro de 2028, os dispositivos instalados em locais públicos devem ser eliminados. Além disso, os PCBs e seus resíduos devem ser destinados adequadamente, seguindo padrões específicos.


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

CPRH participa de atividades socioambientais promovidas pela Usina São José

A Agência (CPRH) participou, nessa quinta-feira (27), da 12ª edição do Programa Reflorestart, promovida pela usina São José Agroindustrial,...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH disponibiliza para consulta edital da Caatinga

O edital da Caatinga, projeto que vai investir R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil espécies nativas do bioma em aproximadamente 300...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH promove curso de manejo de fauna silvestre para brigadistas ambientais olindenses

Integrantes da Brigada  Ambiental do município de Olinda, Região Metropolitana do Recife, participaram  na quarta-feira (04) do curso de...

2 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia