
Representantes de empresas instaladas no Porto de Suape, na Região Metropolitana do Recife, participaram, nesta terça-feira (27), de uma reunião na Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH para avançar na elaboração do Plano de Área do local. O plano é um documento que contém informações das medidas e ações que devem ser tomadas nos casos de acidentes com óleo e substâncias perigosas.
O objetivo é integrar os planos de emergência individuais de cada empresa para facilitar e ampliar a capacidade de resposta em caso de acidades na área do porto. O plano também serve para orientar as empresas em caso de acidentes com óleo de origem desconhecida.
“Uma primeira minuta do Plano de Área já foi apresentada a CPRH pelo Porto de Suape, mas identificamos que era necessário realizar alguns ajustes. Por isso, decidimos chamar as empresas para conversar, e solicitar algumas atualizações como: quantidades de equipamentos – das empresas e das prestadoras de serviço, e dos representantes. Em breve vamos nos reunir novamente para instituir o comitê que vai coordenar como o plano vai funcionar em Suape.” Explicou Graça Cruz, engenheira química da CPRH e coordenadora do P2R2.
O encontro faz parte das ações da Comissão Estadual de Prevenção, Preparação e Resposta Rápida a Emergências Ambientais que envolvam produtos químicos perigosos no Estado de Pernambuco-CE-P2R2, coordenado pela CPRH.