CPRH participa das discussões de microplásticos no Festiva Rec’n’Play
Notícia de 7 de novembro de 2024O titular da Diretoria de Monitoramento Ambiental e Inovação (DMAI) da CPRH, Geraldo Moura, participou como palestrante no Festival Rec’n’Play, evento criado pelo Porto Digital para discutir temas relacionados com tecnologia, inovação e empreendedorismo. O Rec’n’Play, iniciado na última quarta-feira (6) prossegue até o próximo sábado, dia 9/11, em diversos espaços localizados no bairro do Recife, na Região Central.
O representante da CPRH atuou como mediador da Mesa Redonda “Microplásticos em nossas praias e responsabilidade socioambiental”, tema apresentado por pesquisadores do Laboratório de Estudos Ambientais. O debate teve o objetivo de discutir as origens do problema, como estudar o problema e as soluções oferecidas.
Na sua apresentação, Moura destacou o trabalho que vem sendo realizado pela CPRH e, em especial pela DMAI, em cuja diretoria ele exerce a função de liderança. O diretor apresentou o projeto que está sendo desenvolvido pela Agência, em parceria com o Centro de Tecnologia Estratégica do Nordeste (Cetene). O projeto está sendo elaborado com o objetivo de analisar a presença, além de fazer a análise qualiquantitativa das partículas de plástico dentro das unidades de conservação do estado de Pernambuco, a partir de 2025.
“O efeito nocivo do microplástico é muito grande e o estado vai começar a investigar a presença dele dentro das UCs, como modelo pra gente entender como o estado está. As UCs uma vez estando com uma presença elevada, significa que fora das unidades deve ser muito maior”, explicou Geraldo Moura.
O diretor ressaltou ainda que será a primeira etapa do projeto para se ter o diagnóstico do problema para que se possa encontrar uma medida que venha a solucionar a questão dos impactos ambientais provocados pela presença dos microplásticos.