Loading...
    >
  • CPRH e Ibama repatriam 61 animais para o Bioma Amazônia

destaques, Sem categoria

CPRH e Ibama repatriam 61 animais para o Bioma Amazônia

2 min. de leitura

Entre os animais, nove tartarugas que vivam no Parque Treze de Maio, no Recife

Uma operação conjunta realizada entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e o Ibama repatriou 61 animais para o estado de Pará, na Região Norte. As espécies são de origem do bioma Amazônia e foram apreendidas em ações dos dois órgãos em Pernambuco.  O transporte dos animais começou no último dia 10 de novembro, com saída do Recife em dois veículos, e durou quatro dia, percorrendo uma distância de 2 mil quilômetros. Quatro técnicos, três do Ibama e um da CPRH, participaram da viagem.

Durante o percurso, os animais receberam alimentação e foram hidratados para garantir o bem estar.  Antes da viagem, todos passaram por avaliação e exames no Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres – Cetras Tangara, unidade gerida pela CPRH. Entre os repatriados estavam nove tartarugas da Amazônia e um tracajá (cágado) que viviam no mini zoológico do Parque Treze Maio, no Recife, que foi fechado em outubro de 2023.
Também foram repatriados: uma ararajuba (espécie ameaçada de extinção), três Maracanãs do buriti (Orthopsittaca manilatus); uma Maitaca-de-cabeça-azul (Pionus menstruus); dois Papagaios-campeiros (Amazona festiva); uma Iraúna-do-norte (Molothrus oryzovorus); 38 Tracajás (Podocnemis unifilis: 14 adultos e 24 filhotes) e 5 Tartarugas-da-amazônia (Podocnemis expansa).

As aves, com a exceção da ararajuba, foram deixadas no CETRAS da Universidade Federal Rural da Amazônia. Elas vão passar por um período de descanso da viagem e por novas avaliações para, posteriormente, serem soltas. Já a Ararajuba, foi deixada no Projeto da Fundação Lymington voltado para a reintrodução da espécie no parque do Utinga, da Iderflor-Bio. Já os cágados foram soltos no rio Guamá, no município de Belém-PA.

Durante a viagem de volta, os técnicos do Ibama e CPRH repatriaram dois animais para a Região Nordeste, uma jaguatirica (Leopardus pardalis) para o CETAS de São Luís/MA, e um sagui-de-tufo-branco (Callithrix jacchus) para o CETAS de Teresina/PI.


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

Servidores da CPRH realizam visita técnica à Cetesb-SP

Servidores da Diretoria de Monitoramento Ambiental e Inovação (DMAI) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) estão participando de visita...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH combate comercialização do caranguejo-uçá em cinco municípios pernambucanos

Segunda etapa do defeso começa amanhã e segue até a quarta-feira da próxima semana. Nesse período, serão realizadas ações fiscalizatórias em...

3 min. de leitura
destaques, Sem categoria

Operação Mata Atlântica: CPRH divulga resultado das fiscalizações realizadas em seis municípios pernambucanos

A participação da CPRH na Operação Mata Atlântica em Pé 2021, realizada entre os dias 27 e 29/09, resultou na apreensão de quatro caminhões...

3 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia