CPRH realiza operação para combater desmatamentos ilegais e incêndios florestais no Sertão

Notícia de 2 de dezembro de 2024

Fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizaram, entre os dias 22 e 26 de novembro, uma operação para combater os incêndios florestais em áreas de caatinga. Os agentes ambientais da Diretoria de Biodiversidade e Unidades de Conservação, com o apoio de imagens de satélite e de drones, identificaram 60 áreas que estavam sendo desmatadas ou queimadas ilegalmente para atividades agrícolas. As áreas estão em processo de autuação, onde os técnicos verificam as áreas atingidas para calcular os valores das multas que serão aplicadas.

A operação Celsius foi realizada nos municípios de Pesqueira, Trindade, Ouricuri e Araripina, no sertão. Nesses locais, os fiscais da CPRH também realizaram campanhas educativas de conscientização sobre os cuidados que a população deve ter para evitar o início de incêndios na região. Na volta para o Recife, os fiscais identificaram um foco de incêndio em Caruaru, no agreste, e precisou do apoio do Corpo de Bombeiros para controlar.

Em Araripina, as ações contaram com o apoio da Brigada de Combate a Incêndio Florestais do Araripe e da Patrulha Ambiental, entidades locais que desenvolvem atividades ambientais na região. A CPRH também disponibilizou materiais de combate a incêndios para as entidades, como: abafadores, bombas costais, ferramentas de sapa, entre outros. No município, os fiscais também realizaram uma reunião com as entidades para programar novas atividades de fiscalização e de educação ambiental para coibir novas práticas ilegais na região.

A operação faz parte do Programa de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais da CPRH, que realiza ações durante o ano inteiro em todas as regiões do estado.