
A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, na última segunda-feira (25), a “Oficina de validação da lista da flora exótica invasora e exótica potencialmente invasora de Pernambuco”. A oficina é a última etapa do processo de consulta pública que contou com contribuições da sociedade civil, especialistas e técnicos.
A proposta validada na oficina foi elaborada por grupo de trabalho composto por especialistas convidados de diversas instituições de ensino e pesquisa do Estado. O grupo contou com a coordenação conjunta da equipe da Unidade de Monitoramento da Biodiversidade da CPRH e da representante do Jardim Botânico do Recife, Ladivânia Nascimento.
A lista de espécies exóticas invasoras é um dos eixos do Programa de Monitoramento da Biodiversidade do Estado – BioEmFoco. Ela é considerada ferramenta fundamental para implementação de ações em prol da proteção da biodiversidade, de uma gestão ambiental mais eficiente, e se relaciona com compromissos legais, fortalecendo as políticas públicas ambientais e o engajamento de diversos setores da sociedade.