Pelo segundo ano consecutivo, CPRH mantém nível máximo no Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno
Notícia de 6 de fevereiro de 2025A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH alcançou, pelo segundo ano consecutivo, o nível 5 – máximo – no Indicador de Adequação ao Sistema de Controle Interno (IAS). O reconhecimento foi realizado pela Secretaria da Controladoria Geral do Estado referente ao ano de 2024. O Indicador tem como objetivo fortalecer a cultura de controle, através da integração e compartilhamento das ações, contribuindo para melhoria dos processos, mitigação dos riscos que venham a comprometer os objetivos do órgão, bem como para a tomada de decisão da alta gestão.
A Agência CPRH atingiu 88,3% de adequação, pontuação superior a média do estado que é de 70,6%. Dos 24 pontos analisados, a CPRH só não conseguiu preencher um dos requisitos. Em 2022, antes da atual gestão, o índice da Agência era de 51,2%, chegando a 88% em 2023 e mantendo a pontuação em 2024.
O Controlador Interno da CPRH Marcelo Barradas destacou a importância de se manter o nivel 5 de adequação: “A consolidação, nesse nível, refletirá no grau de maturidade do Controle Interno da Agência, ao longo dos anos”.
O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta, parabenizou a equipe pelos resultados alcançados.
“Em dois anos de gestão subimos de 51,2% para quase 90% de adequação ao Sistema de Controle Interno. Os resultados mostram que estamos comprometidos em fortalecer as ações e processos que mitiguem riscos e façam essa Agência ainda melhor”, comemorou.