
O segundo Simpósio Interestadual de Pedagogia Ambiental (Sipam), realizado no município de Tamandaré, no Litoral Sul de Pernambuco, reuniu representante de órgãos públicos estaduais federais e municipais, além de organizações sociais, para apresentar temas relacionados às práticas da pedagogia ambiental nos municípios litorâneos de Pernambuco e de Alagoas, com ênfase nos municípios inseridos na Área de Proteção Ambiental (APA) Costa dos Corais.
As servidoras da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Ana Gama, Francicleide Palhano e Raquel Bertozi; e da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha (Semas), Josefa Guedes e Juliana Rodrigues, participaram do evento, que foi organizado pelo Instituto Garis Marítimos (Tamandaré). Para a gerente de Educação Ambiental da CPRH, Ana Gama, o momento foi de troca de conhecimentos. “Foi muito bom participarmos, pois conhecemos práticas educativas exitosas. Educação Ambiental é processo. É necessário criarmos e recriarmos as abordagens pedagógicas, para atingir nos o nosso objetivo, que é promover a informação ambiental”, comentou Ana.

Antecedendo às apresentações das práticas pedagógicas pelos representantes de Pernambuco e de Alagoas, os professores da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Vanice Selva; e da Universidade de Pernambuco (UPE), Filipe Aléssio e Clemente Coelho Júnior, palestraram sobre os projetos que realizam na área de educação ambiental, como abordagem de aulas. “Compartilhar o nosso trabalho com vocês é também oportunidade para lançarmos convite ao engajamento para construirmos, juntos, o que queremos ver acontecer”, enfatizou Clemente.
O presidente do Instituto Garis Marítimos, Joab Almeida, deu por cumprida a missão de realizar o evento em Pernambuco e comentou: “Todo o cansaço, os momentos difíceis, tudo se dilui, quando vemos e participamos da riqueza que foi esse simpósio. Claro que seria impossível realiza-lo, sem os que abraçaram e trabalharam por esse projeto. Eu só tenho a agradecer “.