
A Agência Estadual de Meio Ambiente-CPRH segue na defesa da preservação de nossas florestas. Assim, dentro do Plano de Combate ao Desmatamento da Caatinga, realizou fiscalização em duas áreas suspeitas de desmatamento ilegal, no município de Cachoeirinha (Agreste). Ambas estão localizadas em terrenos privados, uma com dimensões de 3,06 hectares, e a outra, medindo 2,25 hectares. A ação foi baseada em alertas disponibilizados pela plataforma Brasil M.A.I.S., ferramenta que detecta regiões desmatadas, e contou com a parceria da Companhia Independe de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma).
A operação foi desenvolvida pela equipe da Unidade de Fiscalização de Recursos Naturais da CPRH, além do efetivo da Cipoma. Com a identificação da devastação e do infrator, a CPRH emite um auto de infração com penalidade de multa e obrigação de recuperação da área degradada. De acordo como diretor de Fiscalização Ambiental da CPRH em exercício, Luís Cometti, o infrator tem um prazo de 20 dias para apresentação de defesa e 30 dias para entregar um plano de recuperação.
A utilização da Brasil M.A.I.S. permite que as atividades de fiscalização da CPRH sejam mais ágeis e ganhem maior precisão. Também contribui para facilitar as operações, o convênio firmado entre a Agência e a Secretaria de Desenvolvimento Social (SDS), que garante a presença dos integrantes da Cipoma. As ações da CPRH estão aliadas ao Governo de Pernambuco, priorizando a sustentabilidade, a qualidade de vida, a conscientização e o desenvolvimento ambiental.