A CPRH faz doação de materiais e equipamentos ao Projeto Surucucus de Aldeia

Notícia de 22 de maio de 2023

A CPRH fez a doação de materiais e equipamentos de manejo de répteis ao Projeto Surucucus de Aldeia, coordenado pelo Laboratório Interdisciplinar de Anfíbios e Répteis (LIAR), da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O material, adquirido com recursos da conversão de multas ambientais, vai ser utilizado no manejo e na triagem da surucucu pico-de-jaca (Lachesis muta), que vem aparecendo, com frequência, em áreas urbanizadas da Área de Proteção Ambiental (APA) Aldeia-Beberibe, unidade administrada pela CPRH.

Entre as doações estão dois pinções; dois ganchos; uma caixa de contenção de madeira, utilizada no transporte das serpentes; um kit de tubo transparente para manejo; um kit de sexadores; 100 (cem) microchips com aplicadores e etiquetas e um leitor de microchips. De acordo com a gestora da APA Aldeia-Beberibe, Cinthia Lima, essa é apenas a primeira das entregas previstas para o projeto.

O Projeto Surucucus de Aldeia tem o objetivo de criar estratégias de conservação da surucucu em seu habitat. “A espécie é muito importante para o ecossistema e faz parte da lista de répteis ameaçados de extinção em Pernambuco. A surucucu é a maior serpente das Américas e tem sido ameaçada pelo desmatamento e fragmentação da Mata Atlântica, já que é uma espécie predominantemente florestal, que encontra refúgio nas nossas áreas protegidas”, afirmou Cinthia Lima.