Governo do Estado promove ações de monitoramento e prevenção contra a Gripe Aviária

Notícia de 29 de maio de 2023

Desde a Declaração de Emergência Zoossanitária feita na última segunda-feira (22/04), pelo Ministério da Agricultura e Pecuária Mapa devido á confirmação de casos de Influenza Aviária no Brasil, a Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), por meio da Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária do Estado de Pernambuco – Adagro vem acompanhando e monitorando a situação em todo Estado.

Na terça-feira (23/05), a agência foi notificada da ocorrência de aves silvestres migratórias da espécie Puffinus gravis mortas e moribundas em praias do litoral pernambucano.

As aves, que foram encontradas e resgatadas em Boa Viagem, Olinda, no Paiva e em Porto de Galinhas foram necropsiadas pela Adagro para coleta de amostras e enviadas para análise no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária em São Paulo. Todas as análises tiveram resultado negativo para Influenza Aviária. A Agência segue com o monitoramento.

Mesmo com os resultados negativos a Secretaria e Agência reuniu na manhã desta sexta-feira (26/05), na sede da Secretaria de Agricultura, vários órgãos para o monitoramento e prevenção da doença no Estado. Estiveram presentes representantes do Ministério da Agricultura, Secretaria de Saúde de Pernambuco, CPRH, CIPOMA, o Centro de Vigilância Animal do Recife, além da Associação Avícola de Pernambuco Avipe que vem participando ativamente das discussões de prevenção. “É importante ressaltar que os órgãos estarão apoiando e orientando as ações continuadamente, para melhor prevenção da doença”, destaca o secretário Aloísio Ferraz.

Para manter o estado livre da doença é importante seguir as seguintes orientações:

– Evite contato com aves doentes ou mortas e, se for criador, mantenha as aves domésticas longe do contato com aves silvestres
– Encontrando aves doentes notifique a Adagro através do telefone 99488-2976.
– Caso alguém tenha tido contato e apresente sintomas de gripe, procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo.
– A detecção de casos de influenza aviária em aves silvestres não impede a comercialização e exportação de aves e seus produtos
– O consumo de carne de aves comerciais e ovos continua sendo seguro à saúde.

Texto: Assessoria da Adagro
Fotos: Assessoria Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA),