CPRH celebra Dia Nacional de Defesa da Fauna com soltura de 58 animais silvestres

Notícia de 25 de setembro de 2023

A ação contou com a participação de alunos do ensino fundamental da prefeitura de Araçoiaba. Durante a soltura, servidores da Unidade de Gestão de Fauna passavam informações sobre cada um dos animais que eram liberados na natureza

Nesta sexta-feira (22) é comemorado o Dia Nacional de Defesa da Fauna. A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) celebrou a data com a soltura de 58 animais silvestres de diversas espécies, entre aves, mamíferos, repetíeis e quelônios. A soltura ocorreu em uma área de mata, localizada na Região Metropolitana do Recife.

Vinte alunos da Escola de Referencia em Ensino Fundamental Pastor Antônio Crispim Eliziário (Eref), do município de Araçoiaba, Região Metropolitana do Recife, com idades entre sete e oito anos, estiveram envolvidos na ação. Durante a soltura, a equipe da Unidade de Gestão de Fauna da CPRH, realizou uma minipalestra sobre a importância da conservação da fauna silvestre, além de explicar as particularidades de cada animal que estava sendo solto.

A atividade deu início à programação da Semana da Fauna, organizada pela CPRH, que será realizada no período de 25 a 29 de setembro.   Na programação ainda constam a divulgação de vídeos sobre animais silvestres, entrega de certificado de “Amigos do meio ambiente”, palestras e cursos.

Semana da Fauna

Na próxima segunda-feira, 25, um vídeo com o gerente da Unidade de Gestão de Fauna, Iran Vasconcelos, falando da missão do Centro de Reabilitação e Triagem de Animais Silvestres (Cetras Tangara) abre a série de vídeos produzidos pela CPRH, que serão divulgados durante a semana mostrando os serviços prestados por médicos veterinários, biólogos, tratadores, e pessoal de apoio administrativo e limpeza no Cetras Tangara.

Na terça-feira (26), será publicado um vídeo mostrando como é feita a triagem, a verificação de anilhas e os procedimentos a serem adotados. Na quarta-feira (27), será a vez dos servidores do Cetras apresentar o setor de Nutrição: a dieta diária dos animais, como eles comem, como são preparados os alimentos, como é feita a alimentação dos filhotes que chegam ao Cetras, muitos deles machucados ou perdidos dos pais.

Na quinta-feira (28), está programada a divulgação do setor Reabilitação de animais, focado na falcoaria. Neste vídeo será apresentado o trabalho de recuperação e as patologias mais comuns desenvolvidas pelos animais que chegam ao Cetras.

O último, da série de seis vídeos, que será publicado na sexta-feira (29) os médicos veterinários vão falar e mostrar o trabalho da Clínica Veterinária. Quais os tipos de tratamento os tipos de tratamentos, procedimentos cirúrgicos, exames, etc., pelos quais os animais são submetidos para que possam voltar com saúde para seu habitat natural.

Encerrando a Semana da Fauna, também na sexta-feira (29), a Unidade de Gestão de Fauna programou uma soltura de diversas espécies de mamíferos, répteis e aves e uma oficina sobre observação de pássaros, voltada para as pessoas da Comunidade e convidados da Obra de Maria, em São Lourenço da Mata.