CPRH reúne membros do Conselho Gestor do RVS Matas do Sistema Gurjaú para discutir ações realizadas na unidade de conservação

Notícia de 17 de novembro de 2023

Membros do Conselho Gestor (CG) do Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú, estiveram reunidos, na quinta-feira (16), no Casarão Engenho Catende, na cidade do Moreno, Região Metropolitana do Recife. No encontro, coordenado pela gestora da RVS, Elaine Braz, foram discutidas as diversas ações desenvolvidas na unidade de conservação, administrada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH).

Entre as ações apresentadas destacam-se os trabalhos de destinação adequada de resíduos sólidos desenvolvidos nas comunidades que ficam no entorno da RVS Matas do Sistema Gurjaú. “O trabalho, desenvolvido na UC, realizado com parceiros do poder público e iniciativa privada tem contribuído para deixar a UC mais livre da presença de resíduos, garantindo renda para moradores e catadores locais”, explicou Elaine Braz.

Durante a reunião, também foram apresentadas as pesquisas científicas desenvolvidas na UC por pesquisadores do Programa em Desenvolvimento e Meio Ambiente da UFPE, que estudam formas de conservar a Mata Atlântica garantindo a valorização das comunidades de agricultores familiares.

Entre elas, o “Levantamento etnobotânico: usos tradicionais e bioprospecção de plantas medicinais”, desenvolvida pela pesquisadora Brunna Andrade, cujo objetivo da tese de doutorado é identificar o conhecimento, atitudes e práticas do uso de plantas nas comunidades locais e avaliar o potencial de bioprospecção das espécies como ativos naturais.

Os integrantes do CG do RVS Matas do Sistema Gurjaú, também conheceram a pesquisa “Avaliação e monitoramento de riachos com diferentes usos do solo em unidades de conservação”, que vem sendo desenvolvida pela gestora da UC, Elaine Braz.