CPRH finaliza projeto de turismo de base comunitária na comunidade quilombola do Engenho Siqueira

Notícia de 28 de novembro de 2023

A Agência Estadual do Meio Ambiente (CPRH), por meio Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, finalizou o projeto de criação da rota turística de base comunitária “Caminhos Rurais de Guadalupe”, com a realização da apresentação do roteiro turístico do Turismo de Base Comunitária Quilombo do Engenho Siqueira, localizado na área rural do município de Rio Formoso, Litoral Sul do estado. A ação ocorreu na última sexta-feira (24), na Associação Quilombola do Engenho Siqueira (ACQES).

Durante o lançamento da rota, a comunidade quilombola realizou diversas atividades para marcar a data, entre elas o Festival da Consciência Negra e roda de conversas com os moradores mais antigos, atividade incluída no roteiro de visitação. Na roda de conversas os quilombolas vão contar aos visitantes as lendas que permeiam a vivências e saberes tradicionais do dia-a-dia.

“Hoje é a culminância do projeto, a finalização. Estamos lançando a rota do turismo e todo material que foi produzido sobre a rota. Como o livro que traz todo processo de construção da rota, livro de receitas culinárias da gastronomia local produzida pelas mulheres, que é mais um dos potenciais da rota, folders com os roteiros de ‘Day Use’ e de pernoites”, explicou a gestora da APA de Guadalupe, Joany Deodato.

De acordo com a gestora, a rota faz parte de um projeto de integração com as comunidades “Caminhos Rurais de Guadalupe”, onde foi identificado que o grande problema dento da área da APA era relacionado ao turismo convencional. “Dessa forma estamos incentivando novas alternativas de turismo, como o turismo sustentável e o turismo de experiência. E a experiência com a rota do Engenho Siqueira vem contribuir com o desenvolvimento sustentável da comunidade, com a conservação dos recursos naturais e também com a valorização histórica e cultural quilombola que é muito importante para a gestão da APA de Guadalupe, da CPRH”, explicou Deodato.

Retrospectiva

O projeto da rota turística de base comunitária “Caminhos Rurais de Guadalupe”, vem sendo construído desde 2019, pela CPRH, por meio da APA de Guadalupe, com o apoio da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o apoio e acompanhamento do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação da Sociobiodiversidade Associada a Povos e Comunidades Tradicionais (CNPT/ICMBio) e o apoio financeiro do Projeto Áreas Marinhas e Costeiras Protegidas (GEF Mar).

Durante esse período, foram realizadas diversas atividades na comunidade, entre elas oficinas para definir o plano de ação. Além de visitas técnicas, intercâmbios com outras comunidades, roda de conversas, reuniões com os parceiros do projeto, entre eles a UFPE, Prefeitura de Rio Formoso, o CNPT e Cepene, ambos do ICMBio, IFPE, entre outros.

O próximo passo, segundo Joany Deodato será um mutirão, realizado pela APA de Guadalupe e a Associação da comunidade Quilombola do Engenho Siqueira para colocar as placas de identificação da rota turística, atividade que será realizada no início do mês de dezembro.