CPRH disponibiliza para consulta edital da Caatinga

Notícia de 30 de abril de 2024

O edital da Caatinga, projeto que vai investir R$ 16 milhões para o plantio de 500 mil espécies nativas do bioma em aproximadamente 300 hectares de áreas degradadas em Unidades de Conservação localizadas em Pernambuco, já está disponível para consultas no portal da Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH (www.cprh.pe.gov.br).

O edital, que foi anunciado na última segunda-feira (29) pela governadora Raquel Lyra, é um processo público direcionado a organizações da sociedade civil com experiência em recuperação ambiental e reflorestamento. Os recursos são do Fundo de Compensação Ambiental.

O Edital da Caatinga faz parte do programa de reflorestamento de Pernambuco, o Plantar Juntos, que tem como meta plantar 4 milhões de mudas florestais de espécies nativas em Pernambuco até 2026.

Ao ser selecionada pelo Edital da Caatinga, a organização será braço desta primeira fase do programa de recuperação de áreas degradadas no semiárido pernambucano. Uma das exigências do documento é o envolvimento de mão-de-obra local da região envolvida no processo de reflorestamento e no monitoramento do plantio. Para garantir a perenidade dos resultados, o edital sugere estratégias de sensibilização e mobilização de proprietários de terras, através de incentivos, para a adesão ao programa.