Comissão Interestadual de Educação Ambiental de Pernambuco participa de oficina sobre educação ambiental, realizada em Sergipe
Notícia de 23 de agosto de 2024No período de 20 a 22 de agosto, integrantes da Comissão Interestadual de Educação Ambiental (CIEA) de seis estados nordestinos participaram, em Sergipe (Aracaju), da etapa Nordeste da Oficina de Formação e Elaboração Participativa de Indicadores no âmbito do Projeto Monitora EA-Comissões Interinstitucionais de Educação Ambiental (Cieas).
A CIEA Pernambuco foi representada pelas integrantes: Solange Coutinho (Fundação Joaquim Nabuco – Fundaj), Francicleide Palhano (Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH), Clara Schumann (Secretaria Estadual de Saúde) e Mariana Momesso (Ibama).
A oficina, realizada na Universidade Tiradentes, tem como objetivo subsidiar a construção dos indicadores de monitoramento e avaliação em risco climático, com foco na educação ambiental e capacidade adaptativa e gestão das CIEAS.
Além dos representantes das CIEAS e da equipe organizadora da oficina, a abertura do evento contou com a participação do vice-governador de Sergipe, que é também secretário de Estado da Educação e da Cultura, Zezinho Sobral, e do presidente do Ibama, Rodrigo Agostinho.
O evento é uma iniciativa do Laboratório de Análises e Desenvolvimento de Indicadores para a Sustentabilidade do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Ladis/INPE), da Articulação Nacional de Políticas Públicas de Educação Ambiental (Anppea) e do Órgão Gestor da Política Nacional de Educação Ambiental (OG/PNEA) dos Ministérios da Educação (MEC) e Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA).
As oficinas já foram realizadas nas regiões Sudeste e Centro-Oeste do país e serão realizadas nas regiões Norte e Sul. Os subsídios construídos coletivamente em cada oficina serão agrupados e apresentados em 2025, durante encontro que reunirá as CIEAs de todos os estados brasileiros.
No penúltimo dia do evento, lançado o ebook “Da implementação ao monitoramento do Projeto Político e Pedagógico da Zona Costeira e Marinha do Brasil -MonitoraEA PPPZCM”, organizado por Henriqueta Andrade, Rachel Andriollo, Evandro Albianch e Thaís Brianezi