CPRH participa de maior evento de energia eólica da América Latina
Notícia de 25 de outubro de 2024A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH participou, entre os dias 22 e 24 de outubro, da 15ª edição do “Brazil Windpower”, em São Paulo. O evento é considerado o maior da América Latina nas discussões sobre energias renováveis, reunindo empresas, especialistas e fabricantes nacionais e internacional. A CPRH foi representada pelo diretor-presidente, José de Anchieta; que foi um dos convidados do Painel “Licenciamento Ambiental: Lições Aprendidas e futuras”; e pelo diretor de Licenciamento Ambiental, Eduardo Elvino.
Durante a participação no Painel, o diretor-presidente da CPRH falou sobre as instruções normativas publicadas pela CPRH na última terça-feira (22), que são um novo direcionamento ao setor de energias renováveis no estado. “Pernambuco inovou com um procedimento claro e objetivo, conversando com todos os setores envolvidos nos processos de licenciamento, buscando olhar os impactos ambientais, sociais e econômicos”, comentou Anchieta.
O diretor-presidente da CPRH também representou a Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e de Fernando de Noronha, Ana Luíza Ferreira, no painel “Entendimento aprofundado sobre a qualidade dos licenciamentos e contrapartidas ambientais”; onde reforçou a necessidade de acompanhamento dos licenciamentos, tendo como base as Instruções Normativas recém-editadas, mas também pela reformulação no processo de licenciamento ambiental, trazendo mais qualidade aos procedimentos administrativos, assim como na fase de monitoramento da operação dos empreendimentos, independente da tipologia.
“A gente identificou que esses empreendimentos de energias renováveis funcionam como fator de desenvolvimento e de inclusão social, porque eles chegam em áreas onde muitas coisas nunca chegaram. Eles levam melhoria do acesso, melhoria da qualidade de vida, melhoria da questão do ensino. E também algumas participações sociais mais fortes dessas comunidades. Pretendemos adotar em Pernambuco as comissões de acompanhamento dos empreendimentos. Isso possibilita o acompanhamento do empreendimento passo a passo, tanto na fase de instalação como na fase de operação, e você se antecipam os potenciais conflitos que podem surgir.” Explicou José de Anchieta.
O diretor de Licenciamento Ambiental da CPRH, Eduardo Elvino, ressalta que o estado de Pernambuco segue trabalhando para atrair empresas e investimentos focados nas energias renováveis. “Tivemos a oportunidade de mostrar a importância do papel do licenciamento ambiental para a atividade das energias eólicas e fotovoltaicas, trazendo equilíbrio entre todos os atores envolvidos. Assim, podemos realizar a atração de empreendimentos mais sustentáveis com empresas preocupadas com o socioambiental”, explicou Elvino.
A edição deste ano do Brazil Windpower realizou debates e acordos sobre políticas públicas, neoindustrialização, inovação e o desenvolvimento de empreendimentos sustentáveis; além da discussão dos movimentos regulatórios e as questões de mercado e governança que têm posicionado o Brasil como um eixo estratégico na descarbonização da economia.
“Além de participar dos painéis, a gente participou de reuniões paralelas que aconteceram. É um evento muito enriquecedor porque a gente troca experiência e transfere experiência. Nos últimos anos temos sido convidados constantemente para participar desses eventos. Isso mostra o respeito que o setor, a nível nacional, tem hoje pela Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH. A parti do reconhecimento da agência em si, pela qualidade do seu corpo técnico. E eles respeitam os técnicos citam que a equipe da CPRH é muito qualificada. E isso é gratificante para nós porque há o reconhecimento a nível nacional”, comemorou Anchieta.