
Os focos de incêndios recorrentes na Caatinga, principalmente nos municípios do Sertão pernambucano, tem sido motivo de preocupação das autoridades públicas, dos agricultores e de toda população sertaneja. Para combater e reduzir a incidência e os danos causados pelos incêndios ao meio ambiente, a CPRH tem adotado uma série de medidas.
Uma delas foi a formação de um Grupo de Trabalho (GT) com o objetivo discutir a criação de Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais. A constituição do GT foi oficializada pelo presidente da CPRH, José de Anchieta, por meio da Portaria nº 220/2024, publicada em outubro, no Diário Oficial de Pernambuco (DO).
O colegiado terá até o mês de novembro para propor o modelo a ser adotado, bem como minuta de normativa para sua criação do Comitê estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, bem como a sua regulação de funcionamento.
Coordenado pelo servidor Thiago Barbosa da Costa Lima, o GT tem ainda em sua composição os servidores Jacigleide Soares da Silva, Marcos José Lacerda e José Luís Said Cometti. Durante esse mês, o grupo realizará reuniões semanais para avaliar a legislação e as ações dos comitês já instituídos em outros estados.
A ideia é obter subsídios para elaborar a minuta de criação do Comitê Estadual de Prevenção e Combate a Incêndios Florestais, de Pernambuco. Após as avaliações, o GT vai elaborar o modelo a ser adotado e a minuta de normativa para a criação do comitê estadual. O relatório final será submetido à apreciação da Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (Semas-PE).
Serviços
Lembrando que para evitar acidentes e o alastramento do fogo que causam grandes danos ao meio ambiente, é necessário que a população, bem como os agricultores adote alguns cuidados. A CPRH alerta que os incêndios florestais causam danos à vegetação, aos animais, à propriedade, à vida e à saúde.
Pequenas ações contribuem para impedir o surgimento e a propagação do fogo, entre elas:
– Não jogar “bitucas” de cigarro nas estradas. Elas podem dar início ao fogo de beira de estrada, se espalhando pela vegetação,