PLATAFORMA ECOLÓGICO-ECONÔMICA DE PERNAMBUCO: Conectando dados para viabilizar decisões sustentáveis
Notícia de 17 de dezembro de 2024O Governo do Estado lançou a nova Plataforma Ecológico-Econômica de Pernambuco. Construída com princípios inovadores e integrativos, a iniciativa foi executada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), autarquia vinculada à Secretaria de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha. A Plataforma dispõe de funcionalidades que integram dados ambientais, apresentam paineis informativos e possibilitam uma análise rápida, multidisciplinar e personalizável. Objetiva fornecer informações precisas e atualizadas sobre o meio ambiente, em especial, em áreas de restrição, qualificando os processos de gestão ambiental do Estado.
A Plataforma utiliza avançadas tecnologias de coleta, integração e análise de dados geoespaciais para oferecer uma visão abrangente e precisa sobre o estado ambiental de Pernambuco. Através da integração de diversas fontes de informação, com dados de mapas de uso e cobertura da terra, propiciará a otimização e qualificação dos processos de monitoramento, licenciamento e fiscalização ambiental, com ênfase para a gestão de Unidades de Conservação, além da disponibilização de informações personalizáveis para a toda a sociedade. Três módulos abertos são disponibilizados para sociedade: Uso e Cobertura da Terra (diversas classes de usos com panorama histórico) , Espécies avaliadas (foco nas espécies ameaçadas de extinção) e Paisagens (dados de fragmentação florestal). Adicionalmente, um módulo específico para empreendedores foi desenvolvido com funcionalidades que criam informações robustas sobre a área a ser licenciada.
Funcionalidades que integram dados ambientais, apresentam painéis informativos e possibilitam uma análise rápida, multidisciplinar e personalizável.
Todos os módulos fornecem estatísticas e informações ambientais para apoiar a tomada de decisões e ações relacionadas ao meio ambiente em Pernambuco, permitindo uma gestão sustentável dos recursos naturais.
Conheça a Plataforma clicando no link ao lado: https://plataformaecope.cprh.pe.gov.br/