
Durante toda esta semana, representantes da Agência Estadual de Meio Ambiente-CPRH participam do VIII Congresso Internacional de Educação Ambiental dos Países e Comunidades de Língua Portuguesa, que acontece em Manaus (AM). Pela Agência estão presentes a gerente de Educação Ambiental, Ana Gama; a gestora da Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe, Joany Deodato, e o assistente ambiental, Carlos Costa, também da mesma unidade de conservação. A equipe integra cursos, oficinas e visitas a comunidades e espaços tradicionais e culturais, além de participar da reunião da Câmara Técnica (CT) de Educação Ambiental da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema).
De acordo com Ana Gama, as discussões da CT giraram em torno das dificuldades com relação à participação efetiva das secretarias de educação dos estados nas atividades educacionais relacionadas ao meio ambiente. Ela salienta que os debates têm sido úteis para aprimorar as estratégias e ampliar a atuação na educação ambiental climática. Os debates também foram centrados na necessidade de fortalecer a questão educacional nas instituições, como secretarias de educação e de meio ambiente.

Ana Gama ainda destacou a importância da integração para a evolução da formação ambiental, com a adoção de novas experiências e vivências da educação, por meio de artes, como o bordado manual. Os assuntos tratados no congresso são questões que contribuem para o desenvolvimento de programas e projetos com ênfase nas mudanças climáticas. O VIII congresso internacional ambiental reúne representantes de 10 países de língua portuguesa e tem como tema: Educação ambiental e ação local: respostas à emergência climática, justiça ambiental, democracia e bem viver.