Unidade de conservação
RPPN Engenho Contestado

A RPPN Contestado localiza-se na microrregião da Mata Meridional do Estado, no município de Maraial, e faz parte do Engenho Contestado.

Poucos anos antes da titulação, a propriedade foi arrendada para plantio de cana-de-açúcar e outras atividades. Quando o proprietário retomou a gestão da área, preocupou-se com a preservação da mata existente, associando sua situação à história do Brasil, na qual o processo de colonização deu início à quase extinção da Mata Atlântica. A busca pela titulação vislumbrou a possibilidade de preservação da área, um fragmento com 87 ha de extensão, contornada pela monocultura de cana-de-açúcar.

Através da portaria conjunta CPRH/Sectma nº 002/2008, publicada no Diário Oficial de Pernambuco em 20 de março do mesmo ano, foi criada a RPPN Contestado. A titulação permitiu que nessa área houvesse a conservação da diversidade biológica, e a proteção dos recursos ambientais.

A RPPN Contestado possui relevo fortemente ondulado, constituído de solo argiloso, com vegetação em processo de regeneração espontânea, em que não há interferência humana. O povoamento florestal é heterogêneo e há presença de serrapilheira (cobertura de folhas e restos orgânicos), que mantém a nutrição do solo. A composição florística é diversificada e influenciada pelo meio abiótico (topografia, solo, ventos, entre outros).

Dentre as 36 espécies de árvores encontradas, a maioria arbustiva, podemos citar cupiúba, jacarandá, salgueiro, imbiriba, pau d’arco, sucupira, visgueiro, cedro, imbaúba e sapucaia. As espécies mais altas alcançam 25 metros de altura.

A fauna apresenta variedade de répteis, aves e mamíferos, com especial importância na manutenção da mata, uma vez que, ao se alimentarem, funcionam como agentes dispersores das espécies vegetais.

Répteis como cascavéis, caninanas, corais e papa-ovos são facilmente encontrados na reserva. Como exemplos de aves, destacamos as espécies sanhaçu, anun preto, gavião, guriatã, acauã e carcará. E, finalmente, alguns dos mamíferos listados na RPPN são pacas, guarás (cachorros-do-mato), preguiças, raposas, tejus e jaguatiricas.

A RPPN Contestado possui também diversas nascentes de água que formam a rede hidrológica do riacho, um dos principais tributários da bacia hidrográfica do Rio Una.

 

 

Conheça o Diploma Legal da RPPN do Contestado

Conheça a Ficha Técnica da RPPN do Contestado