Estação Ecológica de Caetés completa 29 anos de criação

Notícia de 18 de fevereiro de 2021

Ao longo desses anos, a unidade de conservação vem desenvolvendo atividades voltadas para a preservação da fauna e flora da área

Hoje (18.02) é aniversário de criação da primeira Unidade de Conservação de Pernambuco: a Estação Ecológica (Esec) de Caetés, que completa 29 anos, com histórias bonitas de desafios e de vitórias na sua gestão.
O lugar, que por pouco não foi transformado em aterro sanitário, guarda belezas e riquezas da Mata Atlântica. Localizada no município de Paulista, a Esec Caetés conta com a dedicação de uma equipe de profissionais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), que cuida da gestão, interage com a comunidade do entorno, trabalha com parceiros de diferentes segmentos sociais e orienta pesquisadores que estão sempre interessados em conhecer cientificamente a fauna e a flora de Esec.
A imagem que ilustra esta divulgação, por exemplo, foi registrada pelo pesquisador Marlos Menezes, para a pesquisa “Interações entre plantas e beija-flores em um fragmento de Floresta Atlântica, na Esec Caetés”, desenvolvida pela pesquisadora Rebeca Dias, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).
O beija-flor bandeirinha é uma das espécies que habita na unidade de conservação. Quer saber por que ele recebe este nome? Quem explica pra gente é a gestora da Esec, Sandra Cavalcanti, também conhecida como Sandra Caetés (por que será?), que administra a área há 27 anos.

“Podemos observar que a ponta da cauda do beija-flor tem o formato de bandeirola. Daí ele é conhecido como bandeirinha”.