Notícia de 16 de março de 2021

Evento contará com a participação de representantes de entidades nacionais e internacionais, sendo transmitido ao vivo pelo canal da Semas no YouTube

O Governo de Pernambuco convida a população para um grande diálogo, nesta terça-feira (16), em comemoração ao Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas. A data foi criada com objetivo de difundir informações sobre o tema e mobilizar diversos atores para reduzir as emissões de Gases do Efeito Estufa, responsável pelo aquecimento global. O debate com a sociedade acontece no Fórum Pernambucano de Mudança do Clima, coordenado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas). Haverá a participação de representantes de entidades nacionais e internacionais. Com transmissão ao vivo pelo canal da Semas no YouTube, o evento será aberto, às 9h, pelo governador Paulo Câmara.

O tema do encontro é “Mudanças Climáticas na percepção dos brasileiros” e será debatido por Caio Magri, presidente do Instituto Ethos; Fabro Steibel, diretor-executivo do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS); Geraldo Julio, secretário de Desenvolvimento Econômico e presidente do Iclei América do Sul; e a vereadora e ambientalista Cida Pedrosa. O secretário da pasta ambiental do Estado, José Bertotti, ficará à frente da mediação. Também está confirmada a presença de Ignácio Asenjo, da delegação da União Europeia (EU), apresentando as perspectivas da cooperação junto a Pernambuco para o desenvolvimento de estratégias de descarbonização do Estado.

De acordo com José Bertotti, este momento de diálogo com a sociedade pernambucana é fundamental no processo de construção de um futuro de baixo carbono, resiliente e inclusivo. “As alterações do clima e suas consequências são uma realidade vivida e enfrentada hoje por todos nós. Ela está presente nas chuvas intensas que alagam a região metropolitana do Recife, nas secas prolongadas e no processo de desertificação no interior. Portanto, esse é um tema de extrema relevância para todas as pessoas e merece uma reflexão profunda sobre as responsabilidades a serem assumidas por governos, entidades, empresas e cidadãos”, ressaltou.

Serviço

O que: Pernambuco promove debate para marcar Dia Nacional da Conscientização sobre Mudanças Climáticas
Quando: nesta terça-feira (16), às 9h.
Onde: YouTube.com/SemasPernambuco