Equipe da CPRH realiza vistoria nas obras do Ramal do Agreste

Notícia de 31 de agosto de 2021

No período de 23 a 26 de agosto, uma equipe multidisciplinar da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) percorreu 71 km de extensão em vistoria nos municípios de Sertânia e Arcoverde, onde estão sendo realizadas as obras do  Ramal do Agreste. O Ramal corresponde ao Trecho VII do Projeto de Integração do Rio São Francisco com Bacias Hidrográficas do Nordeste Setentrional, que objetiva abastecer, com água de boa qualidade, 68 municípios da região do Agreste Pernambucano.

O Ramal do Agreste é um empreendimento do Governo Federal, sob a responsabilidade do Ministério do Desenvolvimento Regional – MDR, cuja gestão será repassada ao Governo do Estado. É composto pelas seguintes estruturas: 13 segmentos de canais, seis túneis, cinco sifões invertidos, dois reservatórios, uma Linha de Transmissão para suprimento elétrico da estação de bombeamento, uma estação de bombeamento e uma adutora.

“A equipe verificou que as ações de controle e monitoramento dos impactos ambientais do empreendimento estão sendo realizadas satisfatoriamente, cumprindo com as orientações da CPRH. Foram observados bons resultados das medidas de monitoramento da fauna terrestre, da conservação florestal, do resgate de fauna e do controle ambiental das obras”, comentou a chefe do Núcleo de Avaliação de Impacto Ambiental da Agência, Danusa Ferraz. A vistoria foi realizada em toda a extensão da obra, desde o trecho que já passou pela fase de testes e enchimento – que vai do reservatório Barro Branco até o reservatório dos Góis – até o trecho final, que se encontra em instalação.  Desde 2018 que a CPRH acompanha a execução dos 17 Programas Ambientais durante a fase de instalação do empreendimento.

Os Programas Ambientais do Ramal do Agreste contemplam temas, como: educação ambiental, comunicação social, controle ambiental da obra, arqueologia, reassentamento de famílias, recuperação de áreas degradadas, monitoramento de vetores, controle da saúde pública, supressão de vegetação, compensação ambiental, monitoramento da qualidade da água, da ictiofauna, da fauna e da flora.

No reservatório do Pão de Açúcar e no seu entorno, no município de Pesqueira, a equipe acompanhou a captura de ovos e larvas de espécies ali encontradas. “A captura faz parte das atividades do Programa de Monitoramento de Vetores e Hospedeiros de Doenças. As campanhas de coleta são realizadas semestralmente e essa foi a sexta campanha realizada na área. São vários pontos de coleta e os pesquisadores coletam durante o mês inteiro”, explicou o biólogo da CPRH, que integra a equipe de monitoramento, Fábio Marques. A equipe também acompanhou a realização da oficina de capacitação do Programa de Controle da Saúde Pública, realizada para os Agentes Comunitários de Saúde e os Agentes de Combate a Endemias do município de Arcoverde.