Loading...
    >
  • Equipe da APNE percorre Mata do Sistema Gurjaú para levantamento de informações

destaques, Sem categoria

Equipe da APNE percorre Mata do Sistema Gurjaú para levantamento de informações

3 min. de leitura

Dando continuidade aos trabalhos do Programa UC Pernambuco, profissionais da Associação Plantas do Nordeste (APNE) realizaram, nesta segunda-feira (20), uma visita técnica ao Refúgio da Vida Silvestre (RVS) Matas do Sistema Gurjaú, situado entre os municípios do Cabo de Santo Agostinho, Jaboatão dos Guararapes e Moreno, para coletar dados que vão compor os Diagnósticos Socioambientais da área. Acompanhados do analista ambiental da CPRH e integrante da equipe de gestão da Unidade de Conservação, Fábio Amorim, percorreram os principais acessos e trilhas que levam aos açudes de Gurjaú e Secupema. Durante o percurso, foram registrados vários pontos que servirão de base para o mapeamento de uso do solo da área.

As informações que foram coletadas em campo pela equipe da APNE subsidiarão as demais etapas do projeto, apontando elementos fundamentais para elaboração do Plano de Manejo para a UC. No âmbito do Programa UC Pernambuco, considerado o maior conjunto de estudos ambientais em Unidades de Conservação já realizados no Estado, a Mata do Sistema Gurjaú encontra-se no Agrupamento Sistema Gurjáu, que conta ainda com os RVS Mata do Bom Jardim, Mata do Engenho Salgadinho, Mata de Caraúna e Mata de Contra Açude.

Para essas Unidades de Conservação estão previstos a Elaboração de Diagnósticos Socioambientais Participativos e Planos de Manejo, além de abordagens sobre os Conselhos Gestores e indicação de oportunidades de Corredores Ecológicos. Contratado pela Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas), o Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep) é a organização responsável pela execução do Programa nas UCs.

A Mata do Sistema Gurjaú possui uma área total de 1.077,1 hectares e, além de ser uma das maiores UCs de proteção integral da RMR, está situada na bacia de proteção de mananciais, detendo em seu interior mais de 200 nascentes de água. O RVS possui também um elevado grau de relevância para a conservação do bioma Mata Atlântica, sendo considerado de extrema importância biológica para o Nordeste e incluído no Atlas da Biodiversidade de Pernambuco como área prioritária, despertando grande interesse da comunidade científica para pesquisas sobre a diversidade biológica do Estado.

PROGRAMA – O Programa UC Pernambuco é uma iniciativa da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS) e recebe recursos provenientes da compensação ambiental arrecadados pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), órgão responsável pelo gerenciamento das Unidades de Conservação no Estado. O objetivo é a promoção de soluções integradas no que diz respeito à gestão ambiental de UCs. Ao todo, serão contempladas 47 unidades, distribuídas por 35 municípios, localizadas em áreas dos biomas Caatinga e Mata Atlântica e ecossistemas associados, que estão divididas em agrupamentos para execução do programa.

Divulgação: Itep
Fotos: José Luiz Vieira/APNE.


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

Enfrentamento à raiva humana mobiliza Governo do Estado

Representantes das secretarias estaduais de Saúde e de Meio Ambiente, além da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), estiveram reunidos na...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

Operação Fauna em Foco atua em Unidade de Conservação do Agreste

A Operação Fauna em Foco, realizada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), em parceria com a Companhia Independente de Meio Ambiente...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH aplica multa de R$ 50 mil à Refinaria Abreu e Lima por poluição atmosférica

Os níveis de gases emitidos pela refinaria estavam em desacordo com a legislação ambiental. O problema foi detectado após a CPRH fazer a...

2 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia