Loading...
    >
  • CPRH continua investigando causa de aparecimento do lixo nas praias

destaques, Sem categoria

CPRH continua investigando causa de aparecimento do lixo nas praias

2 min. de leitura

CPRH continua investigando causa de aparecimento do lixo nas praias

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) prossegue acompanhando o processo de descarrego dos sedimentos na área do bota fora na operação de dragagem no Porto do Recife. Nesta sexta-feira (25), com apoio do Corpo de Bombeiros Militar, estão sendo realizadas atividades de mergulho, na região da dragagem e do descarrego dos sedimentos. A iniciativa tem o objetivo de auxiliar na identificação das causas do aparecimento de lixo nas praias do Litoral Sul pernambucano. Por conta disso, a CPRH prorrogou para a próxima semana a conclusão e a divulgação do relatório.

Além dos mergulhadores, a CPRH também faz o acompanhamento e o monitoramento das ações com a presença de dois técnicos embarcados no rebocador.

O diretor de Licenciamento Ambiental da CPRH, Eduardo Elvino, participou na manhã de hoje de uma reunião no Porto do Recife. O encontro reuniu o presidente do órgão, José Lindoso, o vice-reitor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Moacir Araújo, pesquisadores da UFPE, servidores do Porto do Recife e da CPRH.

De acordo com Eduardo Elvino, o encontro serviu para dar mais embasamento sobre as causas do problema, diante das informações obtidas na reunião, principalmento sobre os eventos oceonográficos que envolvem as questões ambientais. “As explicações que o professor Moacir deu foram muito importantes para as conclusões da CPRH, na linha de investigação que a gente já estava traçando”, explicou.

Na opinião do vice-reitor da UFPE, o aparecimento do lixo nas praias é a combinaçao de diversos fatores: excesso de chuvas nas bacias, sobretudo do Capibaribe e Beberibe, que fizeram com que tivesse um transporte maior de resíduos para a região costeira. Outro fator apontado pelo vice-reitor, que ele considera a mais importante, diz respeito aos ventos.

Segundo Moacir Araújo, nesse período ocorre mais a inserção dos ventos alísios que sopram do Nordeste para o Sudeste e mudam a direção dos barcos. Consequentemente, arrastam os poluentes para o Litoral Sul.


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

CPRH embarga duas obras irregulares em Barra de Jangada, na Região Metropolitana do Recife

Na semana em que se relembra a importância da preservação dos manguezais, agentes de fiscalização da Agência Estadual de Meio Ambiente -...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH realiza Operação Cão de Guarda

Agentes de Fiscalização da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação (UGUC) da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), realizaram a...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH valida a lista de flora exótica invasora do estado de Pernambuco

A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) realizou, na última segunda-feira (25), a "Oficina de validação da lista da flora exótica...

1 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia