Unidade de conservação
APA Estuarina do Canal de Santa Cruz

A APA (Área de Proteção Ambiental) Estuarina do Canal de Santa Cruz, localizada nos municípios de Itamaracá, Itapissuma, Igarassu e Goiana, possui uma área total de 5.292 hectares e foi titulada em 1986, através da Lei nº 9.931/86.

Na extensão dos 22 km do canal deságuam os rios Catuama, Carrapicho, Botafogo, Igarassu, Arataca e Maniquara. Às suas margens, desponta a vegetação de mangue, tendo como característica uma grande diversidade da fauna estuarina. O Canal de Santa Cruz enfrentou graves problemas ambientais decorrentes da poluição industrial e ainda convive com grandes cargas de dejetos lançados pelas indústrias da região.

O grande objetivo da APA estuarina é contribuir de forma geral para a conservação, preservação, recuperação e restauração desses ecossistemas. Possui enfoque no uso sustentável e conservação dos ambientes estuarinos e marinhos de águas rasas, que estão mais suscetíveis à pressão antrópica direta e indireta, ocasionada principalmente pelo turismo desordenado nos recifes de coral e arenitos de praia, pesca predatória, sobrepesca, degradação ambiental dos rios e estuários que influenciam diretamente o ambiente marinho.

 

 

Conheça o Diploma Legal da APA Estuarina do Canal de Santa Cruz

Conheça a Ficha Técnica da APA Estuarina do Canal de Santa Cruz