Unidade de conservação
RPPN do Benedito
A Mata do Benedito está localizada na Fazenda Paraíso, no município de Gravatá, a uma distância de 85 km da capital Recife e cerca de 18 km da sede de Gravatá. O proprietário Aarão Lins de Andrade Netto adquiriu a Fazenda Paraíso no ano de 2003 e desde então é desenvolvido, em parte da área, o cultivo de flores temperadas (crisântemos).
A Fazenda Paraíso sediou um viveiro de mudas nativas da Mata Atlântica e possui três nascentes cadastradas no Projeto “Cuidando das Águas”, da Prefeitura Municipal de Gravatá ,em parceria com a APAC – Agência Pernambucana de Águas e Clima, mas se destaca das demais prioridades pelo elevado grau de conservação de suas matas.
A vegetação da RPPN é composta por 18,6 ha de Mata Atlântica, onde foram registradas 107 espécies pertencentes a 79 gêneros, distribuídas em 52 famílias. Entre as árvores registradas para a RPPN, destacam-se as espécies de pau faia, gororoba, leiteiro, cajarana, estoupeira, jaguarana, sucupira cari, urucuba e sigarrinha em variado estágio de frutificação.
Durante o levantamento faunístico, foram encontradas aves do tipo tiziu, bem-te-vi, anu-preto, sabiá-branco, juriti, papa-taoca, jacu e araquã; para os mamíferos as espécies encontradas foram: jaguatirica, quati, cutia, paca, raposa, tatu-verdadeiro, tatupeba, sagui, porco do mato e papa-mel. Além disso, foram encontrados também répteis como: cascavel, calango, camaleão e jararaca.
A área da Mata do Benedito e seu entorno se destacam pela presença de diversos atributos paisagísticos com potencial para o desenvolvimento de atividades que podem ser oferecidas ao público como trilhas, pesquisa científica e educação ambiental.
Ressalta-se ainda que o remanescente de mata destinado à RPPN apresenta bom estado de conservação com considerável biodiversidade de fauna e flora. Em vista disso, pode-se afirmar a grande importância da propriedade prestando inúmeros serviços ambientai, e sua contribuição para a manutenção da diversidade biológica da região.