Unidade de conservação
RPPN Santo Antônio

A RPPN Santo Antônio abrange uma área equivalente a 119,75 hectares entre a fazenda Santa Clara e a fazenda Santo Antônio localizadas no município de Passira. Situada na mesorregião do Agreste e microrregião do Vale do Ipojuca, no estado de Pernambuco, dista da capital Recife cerca de 87 km, cujo acesso se faz pela BR-232.

Criada através da Portaria CPRH nº 157/2014, a RPPN Santo Antônio está inserida no Planalto da Borborema. Apresenta um relevo marcado com a ocorrência de um conjunto de serras com cotas altitudinais em torno de 400 e 800 metros, tendo um papel fundamental na rede hidrográfica e no clima da região.

A RPPN Santo Antônio é considerada um refúgio de áreas de caatinga e de flora rupestre além de abrigar inúmeras espécies da fauna e da flora nativas, raras e ameaçadas de extinção.

Foram elencadas na RPPN cerca de 80 espécies distribuídas em 31 famílias. Entre as árvores presentes estão espécimes de Aspidosperma pyrifolium (Pereiro), Syagrus coronata (Coco-catolé), Tabebuia chrysotricha (Ipê-amarelo); além de orquídeas terrestres como a Habenaria SP e Oeceoclades maculata e a família Bormeliaceae, típica de ambientes de caatinga, representada pela Bromelia laciniosa (Macambira de anzol).

O registro da fauna na RPPN identificou espécies entre os grupos de anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Com destaque, o grupo das aves, com o registro de 17 espécies pertencentes a 10 famílias; como exemplo a Siriema (Cariama cristata) e o Carcará (Polyborus plancus); e o grupo dos mamíferos, com o registro da espécie ameaçada de extinção, Leopardus tigrinus (Gato do mato).

 

 

Conheça o Diploma Legal da RPPN Santo Antônio

Conheça a Ficha Técnica da RPPN Santo Antônio

Conheça o Plano de Manejo da RPPN Santo Antônio