Unidade de conservação
RPPN Trapiche

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Trapiche, localizada no município de Sirinhaém, litoral sul do Estado, ocupa uma área de 767,99 hectares do total de 2,2 mil hectares do antigo Engenho Anjo pertencente à Usina Trapiche S.A, sendo titulada em 2018, através da portaria CPRH nº018/2018.

A área em questão caracteriza-se como integrante do Bioma Mata Atlântica, denominada como manguezal, ecossistema costeiro de transição entre os biomas terrestre e marinho.

Na RPPN encontramos várias espécies de aves típicas de mangue dentre elas: Figuinha-do-mangue (Conirostrum bicolor) e Batuíra-de-bando (Charadrius semipalmatus), apresentando também outros animais característicos desse ecossistema como Ucides cordatus (caranguejo), Cardisoma guanhumi (guaiamum – espécie em trâmites para entrada na lista de animais ameaçados de extinção do IBAMA) e Aratus pisoni (aratu). E uma vegetação mais especializada adaptada ao ambiente mais salobro, como Rhizophora mangle (mangue-vermelho), Laguncularia racenosa(mangue branco), Conorcarpus erectus(mangue de botão) e Avicennia schaueriana (mangue preto).

 

 

Conheça o Diploma Legal da RPPN Trapiche

Conheça a Ficha Técnica da RPPN Trapiche