
Fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) autuaram duas empresas em Barreiros, Litoral Sul de Pernambuco, que operavam em desacordo com o licenciamento ambiental emitido pela Agência: uma delas retirou a vegetação em Área de Preservação Permanente (APP) e operava retirando o material mineral das margens do Rio Una, provocando o assoreamento na foz do curso d’agua.
O segundo empreendimento, além de retirar a vegetação estocava o material mineral em área de APP. Os responsáveis pelos crimes ambientais tiveram as licenças suspensas pela CPRH que também aplicou multas no valor R$ 30 mil e R$ 10 mil reais, respectivamente.
De acordo com a gerente de Fiscalização de Recursos Naturais da CPRH, Elba Borges, a ação ocorreu no último sábado (13), atendendo denúncias da população local. “Quando identificamos a desobediência às exigências contidas nas licenças emitidas pela CPRH, suspendemos as atividades das empresas e aplicamos as devidas multas pelas infrações ambientais identificadas em cada uma das empresas”, informou a gerente.
A ação foi realizada com o apoio dos policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma). “As empresas devem responder no âmbito administrativo e criminal pelas irregularidades cometidas”, afirmou Elba Borges.