Fiscais da CPRH aplicam multas e suspende as licenças ambientais de duas empresas no município de Barreiros

Notícia de 18 de janeiro de 2024

Fiscais da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) autuaram duas empresas em Barreiros, Litoral Sul de Pernambuco, que operavam em desacordo com o licenciamento ambiental emitido pela Agência: uma delas  retirou a vegetação em Área de Preservação Permanente (APP) e operava retirando o material mineral das margens do Rio Una, provocando o assoreamento  na foz do curso d’agua.

O segundo empreendimento, além de retirar a vegetação estocava o material mineral  em área de  APP. Os responsáveis pelos crimes ambientais tiveram as licenças suspensas pela CPRH que também aplicou multas no valor R$ 30 mil e R$ 10 mil reais, respectivamente.

De acordo com a gerente de Fiscalização de Recursos Naturais da CPRH, Elba Borges, a ação ocorreu no último sábado (13), atendendo denúncias da população local.  “Quando identificamos a desobediência às exigências contidas nas licenças emitidas pela CPRH, suspendemos as atividades das empresas e aplicamos as devidas multas pelas infrações ambientais identificadas em cada uma das empresas”, informou a gerente.

A ação foi realizada com o apoio dos policiais da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e da Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma). “As empresas devem responder no âmbito administrativo e criminal pelas irregularidades cometidas”, afirmou  Elba Borges.