No Dia da Terra, a CPRH recebe estudantes e professores da Escola do Sesc

Notícia de 22 de abril de 2024

A semana de trabalho na Agência CPRH começou com muito movimento e a visita de um público que não costuma visitar a Agência: estudantes do 4º e 5º ano do ensino fundamental do SESC Santo Amaro, que vieram para a CPRH, vivenciar atividade alusiva ao Dia Mundial da Terra (22 de abril).

“A oportunidade foi para estimular os estudantes a conhecerem mais sobre práticas sustentáveis e o funcionamento adequado do ecossistema, tudo isso com muita diversão, unindo o lúdico e a aprendizagem”, comentou a gerente de Educação Ambiental da CPRH, Ana Gama. Os alunos ouviram e interagiram sobre o equilíbrio do ecossistema, através de uma dinâmica, cuja proposta foi fazer pensar sobre as limitações dos recursos naturais, como água, abrigo e alimentos.

Para a analista ambiental da CPRH, Raquel Bertozi, o objetivo de se comemorar o Dia Terra é proporcionar momento de reflexão a respeito de nossas ações, que podem impactar negativamente a vida no nosso planeta. “Repassar informações por meio da ludicidade, levar a refletir a partir da experiência com jogos, brincadeiras, músicas, é uma pedagogia que leva a entender melhor as questões ambientais e perceber como também somos responsáveis pelo meio ambiente”, comentou.

Os estudantes participaram ainda de uma atividade que utilizava o esforço em grupo, para simular a necessidade do empenho de todos os habitantes para preservar a harmonia no meio ambiente. Eveline Rossi, supervisora pedagógica do ensino fundamental da escola SESC, avaliou: “os estudantes tiveram oportunidade de conhecer a CPRH, trabalhar um pouco sobre as questões ambientais e vivenciar na prática esse cuidado com a natureza, contribuindo todos para um mundo melhor”. A CPRH está alinhada com os objetivos globais de proteção e revitalização dos ecossistemas, ao trabalhar nas ações que são o motivo fim da Agência: fiscalização, monitoramento, licenciamento e educação ambiental.