Em comemoração ao dia dos animais, CPRH recebe doação de equipamentos do Ibama para o Cetras Tangara

Notícia de 7 de outubro de 2024

O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Silvestres de Pernambuco – Cetras Tangara, recebeu, na última quinta-feira (03), seis novos equipamentos cirúrgicos para expansão e melhoria da clínica veterinária do local. A doação foi realizada pelo Ibama a Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH, responsável pelo espaço, por meio de um acordo de cooperação técnica (ACT) entre os órgãos ambientais.

Os equipamentos foram entregues ao diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta, no Cetras, pelo superintendente do Ibama em Pernambuco, Daniel Galvão.  “Foi um dia, particularmente, muito feliz para a CPRH e para o Cetras. Nesses 10 anos  da gestão da fauna, mais de 80 mil animais já passaram pelo Cetras e nós conseguimos dar uma atenção adequada a esses bichos. Mas não podemos esquecer a parceria e cooperação que temos com o Ibama”, ressaltou José de Anchieta.

O Cetras receba animais silvestres resgatados em operações realizadas pelas polícias, pela CPRH e pelo Ibama; além das entregas voluntárias da população. Durante a entrega, a equipe do Ibama visitou as instalações e estrutura do Cetras. “Essa parceria é muito importante entre o Ibama, CPRH, Governo do Estado, para ajudar o Cetras nos desafios que temos com a fauna. Não são desafios pequenos, são complexos. Estamos felizes em poder fazer essa colaboração e a gente espera que isso siga cada vez mais forte”, comemorou Daniel Galvão.

O dia dos animais é celebrado em 04 de outubro seguindo uma tradição da Igreja Católica. Nesta data, o catolicismo celebra o Dia de São Francisco de Assis, santo protetor dos animais e da natureza. A data foi pensada para servir como alerta para a necessidade de preservação de todas as espécies e do meio ambiente, e para relembrar os direitos dos bichos.

Também participaram da entrega os diretores de Biodiversidade e Unidades de Conservação, Artur Teixeira; de Monitoração e Inovação, Geraldo Moura; ambos da CPRH; a gestora do Cetras, Joyce Brito; e a técnica ambiental do Ibama, Giovana Couto.

Os equipamentos doados foram: um concentrador de oxigênio EVERFLO 230V (com OPI), um laser veterinário DL2100, um foco cirúrgico veterinário DL4000 12 Leds Pedestal, um doppler vascular veterinário DI300, um microscópio biológico binocular com aumento 1600x, uma bomba de infusão de seringa MDK MS31 Veterinária. Em doações anteriores, o Ibama já destinou ao Cetras equipamentos como máquina de lavar roupas, freezer, e equipamentos de cozinha, todos utilizados na rotina de cuidados dos animais.