
A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH participou, na manhã desta terça-feira (8), da 1ª Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, realizada na Escola de Referência do Ensino Fundamental (EREF) João Bento de Paiva, no município de Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. O evento contou com a presença de alunos, professores, coordenadores de quatro escolas municipais, e da Secretaria Estadual de Educação.
Com o tema Vamos Transformar o Brasil com Educação e Justiça Climática, a conferência local é preparatória para a participação na IV Conferência Estadual e da a VI Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA). Esta última ocorrerá de 06 a 10 de outubro, em Brasília (DF). Participam do evento crianças e adolescentes de 11 a 14 anos, matriculados do 6º ao 9º ano do ensino fundamental.
De acordo com a bióloga da CPRH, Ângela Gallo, a conferência faz parte de um processo importante de conhecimento e de reconhecimento de práticas ambientais. “Significa a valorização da cidadania ambiental nas escolas e nas comunidades e também estimula a práticas de educação ambiental crítica, participativa, democrática e transformadora”, comentou a bióloga.

Estudantes de quatro escolas de Itapissuma participaram do evento e apresentaram os projetos: Tradição e Sustentabilidade: ecoplacas de casca de marisco; Hidroponia Sustentável; Luz do amanhã: sistema de iluminação sustentável aplicados nas caiçaras do município de Itapissuma (energia solar); Bivalves e sua utilidade cultural na alimentação e no turismo; e A eficácia do carbonato CaCo2 no amadurecimento de frutas: comparação com métodos naturais.
“Nós ficamos muito felizes em conhecer os projetos e ver o envolvimento dos estudantes e professores. A conferência é espaço para formação sobre o enfrentamento das mudanças climáticas. E para a construção de propostas e projetos transformadores, é necessário o engajamento da comunidade escolar, entendendo que pode fazer a diferença em seu território”, comentou Genilse Maria Cândido Gonçalves, Técnica da Unidade de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Educação, que é a interlocutora, em Pernambuco, da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente.
A Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA) é organizada pelos Ministérios da Educação (MEC) e do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA), em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).