Espécies exóticas invasoras
Para o desenvolvimento deste eixo foi instituído Grupo Técnico para elaboração da “Lista de espécies exóticas invasoras ocorrentes no estado de Pernambuco”. Este é o primeiro passo para o estabelecimento de estratégias, para controle da invasão biológica no território, umas das principais ameaças à biodiversidade. O grupo é coordenado pela CPRH e conta com o apoio de 24 especialistas da flora e fauna.
Acesse a portaria de criação deste grupo: Portaria CPRH nº 94/2022
Lista da Fauna Exótica Invasora e Exótica Potencialmente Invasora de Pernambuco
Os especialistas em fauna designados no Grupo de Trabalho (Portaria CPRH nº 94/2022), juntamente com a coordenação da CPRH, desenvolveram e executaram estratégia metodológica para elaboração da lista de fauna exótica invasora e potencialmente invasora com ocorrência no Estado de Pernambuco. Foram quatro etapas de trabalho, incluindo a etapa de validação com a realização de Oficina Pública em outubro de 2022. Durante a Oficina cerca de 48 especialistas, de diversas instituições de ensino e pesquisa, colaboraram com a validação do material.
Acesse a Lista: Portaria conjunta SEMAS/CPRH nº 02/2022
Um total de 115 espécies de diversos grupos da fauna exótica foram classificadas quanto ao caráter invasor ou potencialmente invasor no Estado de PE, confira o quantitativo por grupo no quadro abaixo:
As espécies relacionadas na Portaria deverão ser objeto de medidas de prevenção, erradicação, contenção, controle, destinação e monitoramento quando presentes em ambientes naturais.
Não é permitida a liberação, soltura ou disseminação na natureza de espécimes das espécies exóticas invasoras ou exóticas potencialmente invasoras descritas (atentando para os biomas nos quais as espécies apresentam comportamento invasor).
A metodologia adotada, juntamente com o passo a passo de execução de todas as etapa de elaboração da lista, incluindo sua validação e compilação final podem ser acessados no RELATÓRIO DE ELABORAÇÃO DA LISTA DE ESPÉCIES EXÓTICAS INVASORAS E EXÓTICAS POTENCIALMENTE INVASORAS DA FAUNA DO ESTADO DE PERNAMBUCO – 2022.