Loading...
    >
  • Documentação das empresas listadas deve ser encaminhada à CPRH até o dia 30 de junho

destaques, Sem categoria

Documentação das empresas listadas deve ser encaminhada à CPRH até o dia 30 de junho

2 min. de leitura

Os empreendimentos que possuem a obrigação de enviar a Declaração Anual de Resíduos Sólidos (DARS) devem estar atentas ao prazo para a entrega da documentação. As empresas têm até o dia 30 de junho para encaminhar a declaração à Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e quitar as pendências.

A Declaração Anual de Resíduos Sólidos (DARS) é uma importante ferramenta para o monitoramento dos resíduos sólidos gerados por empresas de todo o estado de Pernambuco. Com as informações e os dados atualizados, as instituições ambientais conseguem planejar as ações relacionadas à geração e ao descarte adequado desses resíduos com mais precisão. A Declaração atende à Lei Federal 12.305 e à Lei Estadual 14.236, ambas promulgadas em 2010, e faz parte da Portaria 009/2024, da CPRH.

Todas as empresas que devem apresentar a documentação estão listadas no Anexo Único da Instrução Normativa (IN) 001/2019, que pode ser acessado em https://l1nk.dev/MHR38. Algumas delas são:

– Indústrias de produtos alimentícios

– Indústrias de fabricação de bebidas

– Indústrias de fabricação de produtos do fumo

– Indústrias de produtos têxteis

– Indústrias de fabricação papel, celulose e produtos de papel

– Indústrias de produtos derivados do petróleo e de biocombustíveis

O cumprimento da Declaração de Resíduos Sólido se dá através do envio do Inventário do Sistema Nacional de Informações sobre a Gestão de Resíduos Sólidos (Sinir) ou das quatro Declarações de Movimentação de Resíduos (DMRs) do ano anterior, já que a DMR é realizada trimestralmente. No documento da DMR, devem estar declarados os resíduos produzidos e armazenados (para os geradores), os transportados (no caso transportadores) e os recebidos e destinados (para os destinadores).

“A importância da Declaração de Resíduos Sólidos é o cumprimento da Política Nacional e Estadual de Resíduos Sólidos e consequentemente o monitoramento destes desde a sua geração até o seu destino final. Além de conhecer o tratamento realizado para esses resíduos e a disposição adequada para os rejeitos”, explica a Analista em Gestão Ambiental da CPRH, Cynthia Chagas.


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

Semas acompanha projeto de reflorestamento de Mata Atlântica no Litoral Norte

Ação acontece desde 2012 no intuito de regenerar flora e fauna da região. Este ano, foram plantadas quatro mil mudas A Secretaria de Meio...

4 min. de leitura
destaques, Sem categoria

Conheça o Estudo e o Relatório do Impacto Ambiental (EIA, RIMA) da duplicação da BR-423

Está em análise, na Agência CPRH, o Estudo de Impacto Ambiental e respectivo Relatório de Impacto Ambiental (EIA/RIMA) do empreendimento...

1 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH combate desmatamento e terraplanagem irregular na APA de Santa Cruz

Agentes de Fiscalização da Unidade de Gestão das Unidades de Conservação da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), com o apoio de policiais...

2 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia