

Junho é considerado o mês do meio ambiente e, encerrando a programação de atividades especiais, a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria de Maio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha (SEMAS), em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), lançou, nesta segunda-feira (30), o livro “Estação Ecológica de Tapacurá: Escorpiofauna, Herpetofauna e Quiropterofauna”. O evento, que ocorreu no auditório do CEGOE, contou com a participação de pesquisadores, docentes, gestores públicos e estudantes. A cerimônia foi aberta com uma apresentação cultural da Escola de Música Naná Vasconcelos.
O diretor-presidente da CPRH, José de Anchieta, destacou a importância da obra para a sociedade. “A gente, junto com a Universidade Federal Rural de Pernambuco, montou e está dando esse livro a sociedade. É a história de Taparcurá aqui retratada. A gente espera trazer a população mais para perto, conhecendo o potencial dessas áreas, para que nos ajudem na preservação e na manutenção dessas Unidades de Conservação que são muito importantes, principalmente nessa época onde se fala muito em questão de clima.”
O livro é o resultado do trabalho de 4 editores, 48 autores e 17 revisores, reunindo um levantamento inédito e abrangente da fauna considerada internacionalmente como bioindicadora de qualidade ambiental nas duas Unidades de Conservação que compõem a Estação Ecológica de Tapacurá. A publicação também registra 165 espécies encontradas na região.
O diretor de Monitoramento Ambiental e Inovação da CPRH, Geraldo Moura, foi um dos organizadores e autores da obra e participou do lançamento. “Foi destinado uma força-tarefa grande nesses últimos anos para que a gente pudesse estar aqui fechando o mês do meu ambiente com a publicação desse livro. Ele traz um dossiê detalhado, referenciado e aprofundado sobre as espécies consideradas bioindicadoras de qualidade ambiental que permite uma comparação nacional e internacional da qualidade da estação.”, explicou Geraldo Moura.
A Reitora da UFRPE, Maria José de Sena, participou do evento e lembrou a parceria antiga da CPRH com a UFRPE. “Esse é um momento ímpar porque você tá entregando a sociedade um catálogo e um instrumento de conhecimento que não tem valor econômico, porém o valor científico, o valor didático, o valor pedagógico deste livro é imensurável. A CPRH é uma parceira da Universidade Federal Rural de Pernambuco sempre. Então eu classifico como inseparável, não tem como separar a UFRPE da CPRH, e as duas com compromisso muito forte na preservação das unidades de preservação do nosso estado.”, comemorou a reitora.