Unidade de conservação
APA Estuarina do Rio Timbó

A APA (Área de Proteção Ambiental) Estuarina do Rio Timbó, localizada nos municípios de Abreu e Lima, Igarassu e Paulista, possui uma área total de 1.397 hectares e foi titulada em 1986, através da Lei N° 9.931/86.

Formado pelos rios Timbó e Arroio Desterro foi considerado como um dos estuários mais férteis do litoral, cuja fauna se destacava pela diversidade de espécies de alto valor comercial, segundo o documento Proteção das Áreas Estuarinas, elaborado pela Fundação de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Recife – FIDEM, em 1986. Uma das causas da degradação desse estuário foi a ocupação desordenada do solo ocorrida nas suas margens.

O grande objetivo da APA estuarina é contribuir, de forma geral, para a conservação, preservação, recuperação e restauração desses ecossistemas. Possui enfoque no uso sustentável e conservação dos ambientes estuarinos e marinhos de águas rasas, que estão mais suscetíveis à pressão antrópica direta e indireta, ocasionada principalmente pelo turismo desordenado nos recifes de coral e arenitos de praia, pesca predatória, sobrepesca, degradação ambiental dos rios e estuários que influenciam diretamente o ambiente marinho.

 

 

Conheça o Diploma Legal da APA Estuarina do Rio Timbó

Conheça a Ficha Técnica da APA Estuarina do Rio Timbó