CPRH apreende mais de 100 caranguejos-uçás durante fiscalização em bares e restaurantes das cidades de Olinda e Itapissuma

Notícia de 22 de março de 2022

A ação faz parte do combate a captura, transporte, beneficiamento e a comercialização do crustáceo, durante o período do defeso, popularmente conhecido como tempo da “andada”

Um total de 135 caranguejos-uçás (Ucides cordatus ) foi apreendido neste final de semana, por técnicos da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), durante fiscalização em mais de 30 bares e restaurantes na orla dos municípios de Olinda e Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife. A atividade fez parte da fiscalização do período de defeso do caranguejo-uçá. Além da apreensão dos crustáceos, os fiscais também aplicaram multas de R$ 740,00, em um estabelecimento reincidente na mesma ilegalidade.

Durante o período do defeso fica proibida a captura, transporte, beneficiamento e a comercialização de qualquer indivíduo da espécie Ucides cordatus, conhecido popularmente como caranguejo uçá. A proibição objetiva garantir a sobrevivência da espécie e o equilíbrio do ecossistema manguezal. Este ano o período do defeso, popularmente conhecido como tempo da andada, foi dividido em cinco etapas: de 03 a 08/01; 02 a 07/02; 17 a 22/02; 03 a 08/03 e 19 a 24/03, períodos correspondentes às luas novas e cheias.

“O defeso é o período em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas tocas e andam pelo manguezal para acasalar e liberar os seus ovos”, explicou a coordenadora da operação em defesa do caranguejo-uçá, Elba Borges.
De acordo com o gerente da Unidade de Gestão de Fauna Silvestre, Iran Vasconcelos, a fiscalização de defeso do caranguejo-uçá é uma ação que visa preservar e manter o equilíbrio da espécie. “Acreditamos que a educação ambiental seja a chave para mudar os maus hábitos da sociedade”, finaliza, adiantando que os caranguejos apreendidos foram devolvidos à natureza.