Parque Estadual – PE

O Parque Estadual tem como objetivo básico a preservação de ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica, possibilitando o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, da recreação em contato com a natureza e de ecoturismo.

O Parque Estadual é de posse e domínio públicos e a visitação pública está sujeita às normas e restrições estabelecidas no Plano de Manejo da unidade.

Pernambuco possui 5 Parques Estaduais: dois localizados no Cabo de Santo Agostinho (PE Mata de Zumbi e PE Mata de Duas Lagoas), um na cidade de Recife (PE Dois Irmãos) e dois no Sertão, sendo 01 em Serra Talhada (PE Mata da Pimenteira) e 01 em Petrolina (PE Serra do Areal). Os três primeiros encontram-se no Bioma Mata Atlântica e os dois últimos no Bioma Caatinga.

Os Parques com vegetação de Mata Atlântica foram inicialmente protegidos pela Lei nº 9.989/1987 que criou as “Reservas Ecológicas da Região Metropolitana do Recife”. Posteriormente, a Lei nº 11.622/1998, alterou a categoria da “Reserva Ecológica” para Parque Estadual Dois Irmãos, e atribuiu as atividades de fiscalização e administração desta Unidade à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS. As áreas dos PEs de Zumbi e Duas Lagoas foram categorizados pela Lei nº 14.324/2011, e sua administração é de responsabilidade da CPRH.

Ainda, considerando a pouca representatividade do Bioma Caatinga nas Unidades de Conservação Estaduais e sua importância para a conservação da biodiversidade, foi criado o Parque Estadual Mata da Pimenteira, em 30 de janeiro de 2012, no município de Serra Talhada, pelo Decreto nº 37.823/2012 e o Parque Estadual Serra do Areal, em 28 de março de 2014, no município de Petrolina, pelo Decreto n° 40.550/2014.

Saiba mais sobre o:

PE Serra do Areal
PE Mata de Duas Lagoas
PE Mata da Pimenteira
PE Mata do Zumbi
PE Dois Irmãos