Loading...

ESEC Caetés

5 min. de leitura

A Estação Ecológica de Caetés (ESEC – Caetés) poderia ter sido transformada num aterro sanitário, mas graças ao empenho da Comunidade de Caetés I, de associações ambientalistas e de outras entidades, a obra foi embargada na década de 80. O Governo do Estado de Pernambuco adquiriu a área com seus 157 hectares e a transformou em Reserva Ecológica, com a promulgação da Lei nº 9.989/87. Em dezembro de 1998, através da Lei Estadual nº 11.622/98, a Reserva Ecológica passa para a categoria de manejo denominada Estação Ecológica permitindo, assim, a visitação pública.

O remanescente faz parte da Floresta Atlântica que em muitas regiões já desapareceu devido à ação do homem. Nele, podem ser encontrados significativos exemplares da flora e da fauna típicos da Região Nordeste. Além de contribuir para proteção dos recursos hídricos, a ESEC Caetés abriga atividades de educação ambiental conservacionista e de investigação científica, através de pesquisas sobre sua diversidade.

 

 

Objetivos da Unidade de Conservação

• Proteger e conservar belezas cênicas, espécies raras, em perigo ou ameaçadas de extinção.
• Conservar amostras em estado natural do ecossistema Mata Atlântica, preservando seu patrimônio genético e os seus recursos naturais.
• Realizar estudos qualitativos e quantitativos da flora e fauna, e demais recursos naturais.
• Realizar estudos dos aspectos socioeconômicos e culturais do entorno da ESEC Caetés.
• Realizar estudos comparativos entre os diversos ambientes presentes na ESEC Caetés, entre outras áreas da mesma região ocupadas ou modificadas pelo homem.
• Promover atividades de educação ambiental que proporcionem à comunidade local e aos visitantes, informações sobre o ecossistema Mata Atlântica, sua biodiversidade e seus recursos naturais, na perspectiva de demonstrar as inter-relações destes elementos entre si e com o homem.
• Receber visitantes, de acordo com as normas de utilização da UC, para desenvolvimento de atividades recreativas, culturais e educativas, que sejam compatíveis com a proteção da floresta existente.

 

 

O Plano de Manejo é o documento que estabelece o zoneamento, as normas de uso das áreas e o manejo dos recursos naturais das Unidades de Conservação, de acordo com os seus objetivos. Este plano deve abranger toda a área da Unidade, a sua zona de amortecimento e os corredores ecológicos, incluindo medidas com o fim de promover sua integração à vida econômica e social das comunidades vizinhas.
A primeira fase do Plano de manejo de Caetés dividiu a Unidade em zonas , de modo a compatibilizar os seus objetivos, através da adoção de programas de manejo com as condições gerais de uso. A designação de cada zona é baseada no seu potencial natural para atingir certos objetivos, assim como para atender necessidades específicas dos recursos naturais para proteção adequada dos frágeis ecossistemas e das espécies ameaçadas:

ZONA I – Zona de Uso Especial – (ZUE) – Corresponde à área onde já existiam edificações que seriam destinadas à infra-estrutura do aterro sanitário anteriormente previsto para a área. Destina-se à administração, apoio e manutenção das atividades programadas.

ZONA II – Zona de Uso Intensivo – (ZUI) – É constituída por áreas naturais ou alteradas pelo homem, devendo o ambiente ser mantido o mais próximo possível do natural. O objetivo geral de manejo é facilitar as atividades de educação ambiental e o intensivo, de maneira que tais atividades harmonizem com o ambiente natural, causando o menor impacto negativo possível.

ZONA III – Zona de Uso Extensivo – (ZUEX) – É constituída, em sua maior parte, por áreas naturais, podendo apresentar alguma alteração humana. Caracteriza-se como uma zona de transição entre a zona Primitiva e a zona de Uso Intensivo. O objetivo geral de manejo é manter um ambiente natural com o mínimo de impacto humano e, ao mesmo tempo, facilitar o acesso público e criar instalações para fins educacionais, de investigação, sem grandes concentrações de visitantes.

ZONA IV – Zona Primitiva – (ZPR) – É aquela onde tenha ocorrido pequena ou mínima intervenção humana, contendo espécies da flora e da fauna ou fenômenos naturais de grande valor científico. O objetivo geral de manejo é preservar os ecossistemas naturais e os recursos genéticos, sendo permitido o uso científico autorizado pela administração da Estação. É a zona dedicada à proteção integral do ecossistema, estando proibidos quaisquer tipos de edificações, com exceção de guaritas necessárias à fiscalização.

ZONA V – Zona de Recuperação (ZR) – É aquela que contém áreas consideravelmente alteradas pelo homem. É uma zona provisória pois, uma vez restaurada, será incorporada a uma das outras zonas. Tem como objetivo geral de manejo deter a degradação dos recursos naturais ou restaurar a área. Destina-se à aplicação de técnicas de recomposição florestal natural ou induzida.

Endereço da sede e Contatos
PE 18, KM 2,5 Caetés I – Paulista/PE
cinthia.lima@cprh.pe.gov.br
(81)3182-9010

Plano de Manejo

Conheça o Plano de Manejo da ESEC – Fase 1 – 2006

Conheça o Plano de Manejo ESEC – 2012

Conheça o Diploma Legal do ESEC Caetés

Conheça a Ficha Técnica da ESEC Caetés

Vídeos

Militando pela Conservação

 

 

 

 


MAIS NOTÍCIAS

destaques, Sem categoria

Plantio simbólico marca aniversário do Parque Estadual Mata da Pimenteira

Em comemoração ao aniversário do Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), que hoje completa nove anos de criação, a Agência Estadual de Meio...

2 min. de leitura
destaques, Sem categoria

CPRH devolve à natureza 50 jabutis repatriados do Rio de Janeiro

Cinquenta jabutis (Chelonoidis carbonarius) ganharam a liberdade, na última quarta-feira (02/02), numa área de caatinga arbórea, localizada entre...

1 min. de leitura
destaques, Sem categoria

Semas e CPRH representam Pernambuco na 113ª Reunião Ordinária da Abema

A Secretária de Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha, Ana Luiza Ferreira e o diretor-presidente da CPRH, Jose de Anchieta dos...

3 min. de leitura
Rua Oliveira Góes, 395, Poço da Panela, Recife - PE. CEP: 52.061-340 | PABX: (81) 3182-8800
DESENVOLVIDO POR: logo secretaria_assistencia