As espécies da fauna e da flora exóticas invasoras avançam cada vez mais à biodiversidade brasileira provocando o desequilíbrio no ecossistema. O assunto vem sendo objeto de discussão em todo país. Em Pernambuco a questão vem sendo acompanhada pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio do Programa de Monitoramento da Biodiversidade de Pernambuco (BioEmFoco), que na manhã desta segunda-feira (16) promoveu um workshop interno com a palestra “Experiência estadual na confecção da lista de espécies exóticas invasoras”.
O engenheiro florestal Telmo Borges, que também é o assessor técnico da presidência do Instituto Estadual de Meio Ambiente (Inea) do Rio de Janeiro, fez a explanação do assunto. Durante sua participação, ele abordou temas que foram trabalhados pelo órgão ambiental carioca para elaborar a lista e trouxe subsídios que vão auxiliar os especialistas ambientais, de várias instituições temáticas, na elaboração da lista pernambucana.
De acordo com a gerente da Unidade de Fomento e Gestão de Projetos, Patrícia Tavares, o debate foi de grande relevância para a exitosa execução da elaboração da lista de espécies exóticas invasoras estadual, etapa primária para diagnóstico e definição de ações futuras, a fim de combater a invasão biológica no território, uma das grandes ameaça à biodiversidade.
“ O evento promovido para debate com os especialistas, de várias instituições e temáticas, pertencentes ao Grupo Técnico para elaboração da Lista Estadual de Espécies Exóticas Invasoras, objetivou a aquisição de informações norteadoras para a construção estadual”, pontuou Tavares.
O BioEmFoco foi lançado em junho passado, pela Agência, com o objetivo de iniciar a implementação de ações voltadas para o monitoramento da biodiversidade do território pernambucano.