Análises Laboratoriais

Laboratório Prof. Adaucto da Silva Teixeira

O Laboratório foi criado em 1967 com o intuito de subsidiar as atividades desenvolvidas pela Comissão Estadual de Controle da Poluição Ambiental – CECPA, que atuava no controle da poluição da agroindústria canavieira nos cursos de água da Zona da Mata de Pernambuco, direcionado para a realização de análises físico-químicas e bacteriológicas e, ainda, os programas de balneabilidade das praias de Pernambuco, de monitoramento de bacias hidrográficas e o controle da poluição atmosférica.

A Comissão Estadual de Controle da Poluição Ambiental – CECPA foi extinta em 1976, sendo, concomitantemente, substituída pela Companhia Pernambucana de Controle da Poluição Ambiental e de Administração dos Recursos Hídricos – CPRH. Em 1986, o Laboratório passou por ampla reforma, sendo reinaugurado com o nome de Laboratório Prof. Adaucto da Silva Teixeira. Desde então, a CPRH passou por diversas mudanças institucionais, sendo hoje uma autarquia, nomeada por Agência Estadual de Meio Ambiente. Diante das modificações ocorridas, o Laboratório permaneceu na estrutura organizacional, tornando-se uma Unidade sólida e reconhecida nacionalmente.

O corpo técnico do Laboratório é formado por químicos, biólogos, técnicos em química, pessoal de apoio técnico e administrativo. O Laboratório atende o público externo e os setores de fiscalização, monitoramento e licenciamento da CPRH, atuando efetivamente nos programas de monitoramento das bacias hidrográficas, praias e reservatórios do Estado de Pernambuco, tendo também integrado a Rede Nacional de Qualidade da Água (RNQA) da Agência Nacional de Águas (ANA).

O laboratório, ligado à Diretoria de Controle de Fontes Poluidoras, é, atualmente, subdividido em dois setores:

SAQA – Setor de Amostragem e Qualidade do Ar;
SLAB – Setor de Laboratório.


Programas de Monitoramento e Serviços

O laboratório executa o programa de monitoramento da balneabilidade das praias do estado de pernambuco, bem como participa dos monitoramentos das bacias hidrográficas e reservatórios.

Monitoramento de Bacias Hidrográficas

O laboratório atua no programa monitoramento das bacias hidrográficas do Estado, que conta com 84 pontos de amostragem em 14 bacias hidrográficas e no Canal de Santa Cruz, realizando as atividades de coleta e análises laboratoriais.

Monitoramento de Reservatórios

Fruto de um convênio entre a APAC e a CPRH, o Programa de Monitoramento de Reservatórios é composto por uma rede de 54 estações, correspondendo a quase 38% dos reservatórios com capacidade de acumulação superior a 1.000.000 m³.

Serviços

Amostragem e ensaios físico-químicos, microbiológicos e hidrobiológicos em água bruta, salina/salobra, tratada, para consumo e residual.

Horário de funcionamento:
De segunda a sexta-feira: das 8h às 12h / das 13h às 17h