Propostas de Criação UCS

Propostas de criação de Unidades de Conservação

 

Ano Proposta Download
2014 UC Engenho Ilha
Proposta para criação de Unidade de Conservação no Engenho Ilha
Baixar

Consultas públicas da UC Bacia do Capibaribe

Estudos Preliminares da áreas propostas para criação de UCs
Baixar

Mapas Preliminares dos Corredores Ecológicos
Baixar


Elaboração de Estudos Ambientais, Socioeconômicos e Mapeamento de Áreas Prioritárias para Criação de Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos na Bacia do Rio Capibaribe

A Agência Estadual de Meio Ambiente – CPRH está supervisionando as atividades da empresa de consultoria Ambiental Consulting, que em consórcio com a EcoGeo, foi contratada para a elaboração de estudos ambientais, socioeconômicos e mapeamento de áreas para criação de Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos na Bacia do Rio Capibaribe.

Estes estudos fazem parte do Projeto de Sustentabilidade Hídrica de Pernambuco – PSHPE, projeto do Governo do Estado, em parte financiado pelo Banco Mundial – BIRD, com execução através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Pernambuco – SDEC / Secretaria Executiva de Recursos Hídricos – SERH e da Companhia Pernambucana de Saneamento – COMPESA.

Os serviços contratados têm como objetivo propor a criação de Unidades de Conservação e de Corredores Ecológicos visando à proteção e/ou interligação dos principais fragmentos florestais dos biomas Caatinga e Mata Atlântica na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe e conservação dos recursos hídricos, solo e biodiversidade ali existentes.

Disponibilizamos o Plano de Trabalho da empresa contratada, onde é possível consultar o cronograma e metodologia das atividades desenvolvidas e previstas durante os estudos, bem como os produtos já desenvolvidos pela empresa.

  • Produto 1 – Diagnóstico prévio da Bacia do Capibaribe apresentando as áreas potenciais para criação de UCs e de Corredores Ecológicos.
    Baixar
  • Produto 2 – Relatório com os critérios de seleção das áreas propostas, com lista hierarquizada, para criação das Unidades e Conservação e os Corredores ecológicos, contendo o Mapeamento dos Atores Institucionais/Sociais.
    Baixar
  • Produto 3 – Relatório das Oficinas Participativas e relação espacial e hierarquizada das áreas definidas para aprofundamento dos estudos para a criação das Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos
    Baixar
  • Produto 4 – Diagnóstico e proposta de criação de Unidades de Conservação (final)
    Baixar
  • Produto 5 – Diagnóstico das situações ambientais das áreas selecionadas para o estudo dos Corredores Ecológicos e Proposta de delimitação dos corredores selecionados
    Baixar
  • Produto 6 – Relatório das Consultas Públicas para a criação das Unidades de Conservação e Corredores Ecológicos na bacia do Capibaribe
    Baixar
  • Produto 7 – Proposta Consolidada para Unidade de Conservação
    Baixar
  • Cronograma previsto de entrega de produtos (Obs. possíveis alterações podem ocorrer)
    Baixar

Vistas panorâmicas de algumas áreas prioritárias indicadas pelo estudo

  • Figura 1. Vista geral da encosta do brejo de altitude de Taquaritinga do Norte a partir da rampa do Pepê. Autor – Gustavo Accacio.
    Baixar
  • Figura 2. Borda oposta da Mata de Ronda, no assentamento Chico Mendes, Pombos. Autor – Gustavo Accacio.
    Baixar
  • Figura 3. Vista geral da Serra de Bengala, Distrito de Bengalas, Passira. Autor – Gustavo Accacio.
    Baixar

Consultas Públicas UC´s Bacia do Capibaribe