Publicações Educativas

Ensinar com entusiasmo: isso, sim, é educar. Para subsidiar as ações de Educação Ambiental, a CPRH produz material de apoio didático e informativo, como folders, livretos, cartazes e cartilhas. Cerca de 120 títulos estão disponíveis em nossa videoteca e o Portal da CPRH vem sendo continuamente atualizado para que a informação chegue a todos com maior rapidez e precisão.

Dessa forma, uma série de temas e material de pesquisa- dos mais variados- é oferecida para que sirvam de instrumento de Educação Ambiental. Uma das séries mais conhecidas da Agência é a “Joca descobre…”,protagonizada pelo personagem Joca (explorando os temas meio ambiente, água, ar, lixo, Noronha, etc).

Conheça as publicações da CPRH e faça parte dessa turma que ama e defende a natureza e a vida no planeta.

 

 

Capa Publicação
A invasão das capivaras
Essa história é uma fantasia, mas foi baseada em fatos reais. A urbanização, o descarte incorreto de resíduos, o desmatamento, o lançamento de esgoto nos rios e a caça ilegal tem afetado a vida de diversas espécies da flora e da fauna, como a capivara.
Baixar
Quero meu rio de volta
Para saber como estão as condições dos rios de Pernambuco, a CPRH realiza coletas de amostras da água para análise laboratorial físico-química, em diversos pontos dos rios de Pernambuco. Agora, essa rotina de trabalho está sendo apresentada na cartilha “Quero meu rio de volta”. De leitura fácil e acessível a todos os públicos, a história em quadrinhos leva o leitor a refletir sobre a qualidade dos nossos recursos hídricos. Boa leitura!
Baixar
Um balancê diferente
Festas juninas sem fogueiras, sem fogos e sem balões, mas na animação de quem entende o valor da vida. Este livro é um convite. Vamos fazer um balancê diferente?
Baixar
Versos para o Reverso
A arte nos ajuda a viver. Por isto, optamos por tratar assuntos como: reciclagem, reaproveitamento, redimensionamento, com um toque de arte. Rimar, para remar a favor do reaproveitamento, dizendo não ao descarte indevido.
Baixar
Parque estadual Mata da Pimenteira em versos
O presente livro de poesias é um retrato das relações entre as pessoas e o Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), Unidade de Conservação de Proteção Integral, que abrange uma área do bioma Caatinga, no município de Serra Talhada, em Pernambuco.
Baixar
Educando entre águas: O convívio entre vida natural e humana na Área de Proteção Ambiental (APA) de Guadalupe
A área de proteção ambiental de guadalupe é um lugar de contemplação, lazer, biodiversidade, histórias, tradições, meios de vida e fonte de renda para muitas famílias. Ela foi criada em 1997, para proteger e garantir essa riqueza natural, social e econômica para a atual e as futuras gerações.
Baixar
Meu Ambiente: APA Aldeia-Beberibe
Por que preservar a Mata Atlântica é tão importante? Os recursos ambientais lá presentes são realmente necessários? Desenvolvida de maneira colaborativa entre professores e alunos da rede pública de ensino, inseridas no entorno da APA Aldeia-Beberibe, essa cartilha é mais do que uma promoção a educação ambiental. Ela é uma ferramenta da comunidade, para que todos participem da gestão da biodiversidade e do desenvolvimento local sustentável.
Baixar
APA De Santa Cruz: (Re)Conhecendo o Valor Ecológico, Histórico-cultural e Econômico
Com mais de 39 mil hectares de árvores, animais e fontes naturais, a APA de Santa Cruz compreende três importantes municípios do Estado: Itamaracá, Itapissuma e Goiana. Como é de se imaginar, preservar o local é uma tarefa e tanto para ONGs, agentes ambientais da CPRH e moradores locais, que possuem o sustento através das riquezas presentes na respectiva Unidade de Conservação. Por isso mesmo, que as práticas educativas presentes na cartilha buscam sensibilizar e mobilizar toda a sociedade em prol do desenvolvimento sustentável na região.
Baixar
Cantos Recantos E Encantos Da Mata Da Pimenteira
Por meio desta cartilha, é possível refletir acerca de importantes questões sobre o Parque Estadual Mata da Pimenteira (PEMP), situado no município de Serra Talhada, em Pernambuco. A Unidade de Conservação abriga importantes espécies da fauna e da flora local, que carecem da proteção de toda a população.
Através disso, são oferecidos cordéis, jogos educativos e uma narrativa ficcional para que você esteja identificado com os personagens e, com isso, possa, cada vez mais, adotar e incentivar comportamentos sustentáveis em prol do meio ambiente.
Baixar
Lixo! E eu com isso?
Com versos rimados, em formato de cordel, a publicação se propõe a ser um instrumento à reflexão, sobre a responsabilidade compartilhada em referência ao lixo.
Baixar
Meio Ambiente em brincadeiras – Volume 4 – Aprendendo sobre a Mata Atlântica
Conheça os animais e vegetação característicos da Mata Atlântica, a sua principal característica é ser reconhecida como um dos biomas de maior biodiversidade do mundo. Onde ocorre, como preservar, flora e fauna da Mata Atlântica, plantas medicinais, nascentes. Todas essas informações são repassadas através de textos e joguinhos que facilitam o aprendizado, nesta publicação ilustrada e divertida.
Baixar
Livro Herói de Sete Cores
Falar de questões relacionadas ao meio ambiente de forma lúdica, mesclando cenários reais com a fantasia. Esta é a proposta deste livro. A publicação faz parte do Programa Comunicação para a Sustentabilidade, criado pela CPRH, por meio do seu Núcleo de Comunicação Social e Educação Ambiental, para levar ao público uma variedade de temas, utilizando-se de publicações técnicas, contos literários, cadernos de atividades, livros de conteúdos informativos, literatura de cordel etc.
Os produtos que compõem o referido Programa são iniciativas de diversos setores da Agência, no esforço de promover a Educação Ambiental em diferentes espaços e por variados meios. Há sempre uma proposta nova, no desejo de partilhar ideias e conteúdos.
Com esta proposta, o Programa Comunicação para a Sustentabilidade dispõe também de textos teatrais com conteúdos de abordagem ambiental e trabalha com sessões de contação de histórias: é a arte como o fio condutor da troca de conhecimentos e de experiências, no intuito de promover a informação ambiental. É um caminho que temos o prazer em percorrer. E ele nos leva até você!
Baixar
Livro Quem Vai Salvar o Rio?
O livro Quem vai salvar o rio é uma ficção que chama a atenção para a responsabilidade dos diferentes atores sociais para os cuidados com a água. A publicação quer chamar à reflexão sobre como reagimos frente ao que nos indigna, como a poluição das águas: um bem finito que garante a vida no Planeta Terra.
Na história, o único peixe que sobrou no rio, que vai ficando poluído à medida que as páginas vão sendo passadas, pergunta aos animais que está às margens do curso: quem vai salvar o rio? As respostas são diversas. Todos se indignam, mas ninguém se propõe a tal. A chuva não esperada lava a sujeira do rio que, embora feliz com o “banho”, continua com a vida por um triz.
Baixar
Livro Conversa de Preguiça
O desmatamento e o incêndio florestal destroem muito mais do que percebem os nossos olhos! Nessa publicação, nós queremos apresentar esses dois temas que fazem parte da bandeira que levantamos em favor da vida! Conversa de Preguiça é uma conversa que queremos ter com o leitor, para falar de vida silvestre, do combate ao desmatamento e ao incêndio florestal. Que a leitura possa suscitar e/ou renovar em você o desejo de defender o meio ambiente, ajudando a CPRH a cumprir a sua missão.
Baixar
Livro O Time
Cinco timbus que se perdem da mãe e perambulam pelas ruas de uma cidade, crianças curiosas e um lugar onde os animais silvestres são tratados, antes de serem devolvidos ao seu habitat. Esses são os elementos da história de O Time – uma criação literária, com informações sobre a importância de os animais silvestres viverem livres, na natureza. É o primeiro e-book da CPRH. A publicação, que possui também uma versão impressa, está sendo utilizada nas atividades educativas da Agência. Em “O Time”, a menina Joi encontra filhotes de timbu dormindo em uma caixa de papelão, conta a novidade na escola e descobre que não apenas os timbus precisam retornar à natureza, mas também animais silvestres que são criados em casa, como papagaio, pintor-verdadeiro, jabuti e outros.
Baixar
Programa de Educação Ambiental de Pernambuco – PEA/PE – 2015
A elaboração do PEA/PE buscou a reflexão e análise de impactos, fatores e variáveis, potencialidades/oportunidades e restrições, identificando problemas, causas e efeitos, até as etapas propositivas de definição de linhas de ação e atividades com olhares regionais e locais. As proposições foram construídas com a participação de atores locais que puderam trabalhar alternativas com base em decisões coletivas na direção dos resultados desejados.
Baixar
Livro Só é lixo… se a gente quiser!
O livro “Só é lixo… se a gente quiser!” é uma reflexão e um convite a repensar nossos hábitos – de uso e de descarte de material. A história é narrada por uma avó muito querida que conta aos seus netos a incrível ideia de uma professora para despertar nos seus alunos a consciência ambiental. A publicação é uma parceria entre a CPRH e o grupo Ecopesa Ambiental S/A, que com seu pioneirismo empreendeu mudanças no cenário do tratamento e da destinação final dos resíduos sólidos no Estado de Pernambuco.
Baixar
Cordel Pintor-Verdadeiro: Preservar é preciso
Lançado em 2015 por ocasião da entrega do Prêmio Vasconcelos Sobrinho, o cordel de autoria de José Mauro de Alencar homenageia o pintor-verdadeiro (Tangara fastuosa), pássaro endêmico da Mata Atlântica do nordeste. A ave está ameaçada de extinção e foi escolhida como mascote do Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), que receberá animais resgatados ou entregues espontaneamente na sede da CPRH, que precisam de recuperação e tratamento. O cordel é uma realização da Agência, em parceria com o Sindcombustíveis e Grupo Dislub Equador.
Baixar
Coleção Meio Ambiente em Brincadeiras – Vol. 3 – Aprendendo sobre a Caatinga
Conheça os animais e vegetação característicos da Caatinga, bioma que não é encontrado em nenhuma outra parte do planeta – apenas no Brasil. Onde ocorre, como preservar, flora e fauna da Caatinga, plantas medicinais, desertificação. Todas essas informações são repassadas através de textos e joguinhos que facilitam o aprendizado, nesta publicação ilustrada e divertida.
Baixar
Coleção Meio Ambiente em Brincadeiras – Vol. 2 – Aprendendo sobre o Manguezal
Você sabe a diferença entre um caranguejo e um siri? E identificar se é macho ou fêmea, você sabe? Vários joguinhos ajudam a socializar informações sobre o Manguezal, ecossistema de ambiente costeiro que é conhecido como “berçário natural”. Jogo dos Sete Erros, labirinto, caça-palavras, cruzadinhas e muita informação compõem esta cartilha que é a segunda da série Meio Ambiente em Brincadeiras.
Baixar
Coleção Meio Ambiente em Brincadeiras – Vol. 1 – Aprendendo sobre os Resíduos Sólidos
Classificação de resíduos orgânicos e inorgânicos, reciclagem, tratamento e disposição final dos resíduos são alguns dos assuntos abordados nesta cartilha, cheia de informações e brincadeiras. A publicação sugere atitudes simples para ajudar a solucionar os problemas causados pelos resíduos em nosso planeta.
Baixar
Livro Será que é?
Recriação de uma cantiga de roda (O sapo não lava o pé / não lava porque não quer), o livro Será que é? tem a musicalidade que chama à reflexão para problemas ambientais e existenciais. Por que o saco está no lixo e não na reciclagem? Por que as árvores não estão de pé? Por que o manguezal está sendo devastado? Por que tanta comunicação virtual? Por que se quer ser o que não se é? São reflexões embaladas pelo ritmo da cantiga de roda, porque a vida nos pede respostas. É assim mesmo. Será que é? Ilustração de Emerson Pontes.
Baixar
Livro A Galinha Maluquinha
Uma galinha caipira que nasceu diferente e que, por isso, é rejeitada pelas galinhas da sua espécie. Com as guinés, sente-se aceita. Um dia, se depara com um grilo cantador e contador, que conta para ela os problemas no meio ambiente: peixes morrendo por conta da poluição, mar avançando, poluição, desmatamento, animais presos e vendidos. A galinha tenta chamar a atenção do galinheiro, contando o que o grilo contou. Mas, quem daria ouvidos a uma galinha maluquinha, que come capim dourado? A ilustração é de Shamuel Fiorentino.
Baixar
Livro Das vidas guardadas na mata
A imagem da coruja como símbolo de sabedoria, de conhecimento, atravessou os tempos. O livro “Das vidas escondidas na mata” apresenta ao público infantojuvenil uma espécie tipicamente pernambucana: a Caburé-de-Pernambuco, que dá nome a um sistema de informações da CPRH (SIG Caburé). A história questiona o relacionamento do homem com a floresta e os animais. Podemos ser protegidos por uma coruja? Podemos protegê-la? O livro é mais um título as série “Contando e antando Histórias”, criada pela CPRH.
Baixar
Livro Pingo de quê?
Pingo é um peixe que questiona, querendo entender não só o rio, mas o que há além das margens que limitam o rio. O texto da jornalista Franci Palhano se une às ilustrações de Carlos Vanderlei Pinto numa história que fala de meio ambiente e de sentimento: poluição, amizades, bullying, solidão. Pingo de quê? é mais uma publicação da série Contando eCantando Histórias, da CPRH, quelança mão das artesparapromover a educação ambiental.Da obra literária impressa, nascem possibilidades:da contação animada da obraà produção teatral – sempre focando no crescimento ético das pessoas, que forma o cidadão consciente para o cuidado com a natureza e seus habitantes.
Baixar
Livro Chico e Tortuga
Chico é um caranguejo muito esperto que se une à tartaruga Tortuga numa aventura pelo litoral de Pernambuco, mobilizando pessoas e outros animais para se juntarem à campanha de cuidados com o ambiente de praia, desde boas práticas na areia até o respeito com os banhistas e a fauna marinha. Um personagem inconsequente ajuda a mostrar as atitudes ecologicamente incorretas: é o veranista Eusébio, cheio de ginga, mas pouco preocupado com o ambiente natural. O livro foi lançado na Fliporto 2013 e faz refletir de forma lúdica sobre alguns aspectos da legislação ambiental que tratam do litoral pernambucano, como utilização de veículos na faixa de areia, área permitida para embarcações no mar, prática de jogos na praia, difusão de música alta no ambiente, cuidados com os recifes de coral e outros.
Baixar
Cartilha Florestas: uma palavra, muitos valores
A CPRH marcou presença na VII Festa Literária Internacional de Pernambuco, em novembro de 2011, com o lançamento da cartilha “Florestas – uma palavra, muitos valores”, tendo como mote o fato de 2011 ter sido intitulado pela ONU o Ano Internacional das Florestas. No conteúdo, detalhes sobre cada um dos biomas brasileiros. Mais uma iniciativa da CPRH no sentido de tornar acessível à criançada de maneira didática, informações sobre o meio ambiente.
Baixar
Cartilha “Verão Ambiental: Essa é a nossa praia!”
Com o objetivo de alertarbanhistas e turistas para os cuidados com o meio ambiente, especialmente os quechegam no período de verão aos municípios costeiros, a CPRH desenvolveu o projeto Verão Ambiental: Essa é a nossa praia! Dentre as ações de educação ambiental do projeto, estão oficinas de capacitação, cortejos na praia, contação de histórias, teatro ambiental e jogos educativos. A cartilha Verão Ambiental nasceu para apoiar essas ações, com distribuição gratuitapara os participantes do projeto. Contém informações sobre arrecifes, manguezais, restingas e legislação ambiental sobre tráfego de veículos na areia, poluição sonora, passeio com animais etráfego de embarcações a vela, remo ou motor.
Baixar
Livro Verdinha Vira-vira
Lançado em junho de 2011, o livro Verdinha Vira-vira conta a história de uma árvore que setransforma em peixe e depois em pássaro, conhecendo os problemas da poluição na água e no ar.As aventuras de Verdinha foramamplamente divulgadas, durante as atividades do Mês do Meio Ambiente, através da contação de histórias em escolas, livrarias e paróquias, como instrumento de educação ambientalno contexto do Ano Internacional das Florestas.
Baixar
Cartilha “O Setor Ceramista e o Meio Ambiente”
A publicação é um guia prático para o licenciamento ambiental de indústrias cerâmicas do Estado. Traz, em 18 páginas, a histôria da cerâmica, os cuidados necessários ao processo defabricação e a importância da adequação do setor à legislação do meio ambiente. A cartilha foi lançada em novembro de 2010, durante o Fórum de Sustentabilidade do Setor Cerâmico realizado no Recife,em parceria com o Sindicato da Indústria de Cerâmica para Construção do Estado de Pernambuco (SINDICER) e apoio de empresas e instituições do Estado.
Baixar
Cartilha “Lata Late?”
A cartilha apresenta, de forma lúdica, princípios e ideias que devem se transformar em hábitos para a construção de um ambiente equilibrado.Conceitos e sugestões despertam um olhar diferente para aquilo que pode não virar “lixo”. O conteúdo serviu de base para a elaboração de um texto teatral, de mesmo nome, encenado pela companhia Pé de Arte durante a Semana do Meio Ambiente 2010, para estudantes das rede pública e particular de Pernambuco.A cartilha “Lata Late?” foi publicada pela CPRH em junho de 2010, com apoio de empresas e instituições do estado.
Baixar
Cartilha “Licenciamento Ambiental para Assentamentos Rurais”
A cartilha traz conceitos e informações sobre tipos, procedimentos e documentação necessária ao efetivo e rápido Licenciamento Ambiental dos assentamentos rurais para fins de reforma agrária. O texto trata o assunto sucinta e objetivamente, contribuindo para a implementação da reforma de maneira justa, legal e ambientalmente equilibrada.
Publicada em abril de 2010.
Baixar
Cartilha “E eu com isso?”
Escrita para ser um elemento a mais no processo de disseminação da informação ambiental, a cartilha “E eu com isso?” foi lançada, no dia 01 de junho de 2009, paradistribuição gratuita com os alunos da rede pública de ensino que assistiram à peça teatral de mesmo nome, durante a Semana do Meio Ambiente.A cartilhaapresenta dicas que podem ser adotadas paraeconomia de energia e de água, traz incentivo à formação de grupos de apoio e preservação ao meio ambiente, inclui informações sobre coleta seletiva do lixo ereaproveitamento de material reciclável etc.
Baixar
Joca descobre o… Meio Ambiente
Primeira cartilha da série de publicações Joca Descobre… criada pela CPRH, foi considerado o melhor trabalho de Educação Ambiental publicado no Brasil na avaliação do Instituto ECOAR (SP). Nela se integram informações técnicas, princípios de cidadania e principais questões ambientais a serem trabalhadas nos programas de educação ambiental desenvolvidos pela CPRH.
Baixar
Joca descobre a… Àgua
Segunda cartilha da série de publicações Joca Descobre…. A importância da água para a manutenção da vida, as formas em que a água pode ser encontrada na natureza, poluição hídrica e o problema da escassez da água no planeta, são os principais temas abordados nesta publicação.
Baixar
Joca descobre o… Ar
Terceira cartilha da série Joca Descobre, foi criada para subsidiar as ações de conscientização para a poluição atmosférica, em especial nas grandes metrópoles do país, onde milhões de pessoas convivem diariamente com a emissão de gases produzidos por carros, ônibus, caminhões e indústrias.
Baixar
Joca descobre o… Lixo
Mais uma edição da série Joca, produzida pela CPRH, que é conhecida do público infantil, ambientalistas e educadores por abordar questões ambientais de forma lúdica e didática. A cartilha discute o problema do lixo nas comunidades e aponta alternativas sustentáveis e atitudes ecologicamente corretas de como enfrentar o problema. O mascote Joca, um defensor da natureza, dá lições de cidadania ao passar o recado que um problema dessa dimensão deve ser enfrentado em conjunto, com o apoio de todos os segmentos sociais.
Baixar
Cartilha Joca descobre… a APA de Guadalupe
Joca e sua turma embarcam em mais uma nova aventura: conhecer a Área de Proteção Ambiental (Apa) de Guadalupe. Lá eles descobriram o universo encantador da mata atlântica pleno de praias, restingas, manguezais, pessoas com costumes e tradições diferentes. Essa aventura divulga também os estudos realizados na APA como o zoneamento ecológico-economico.
Baixar
Cartilha Joca descobre… a Mata Atlântica
A aventura de Joca dessa vez é na Estação Ecológica de Caetés, uma reserva de Mata Atlântica no agreste pernambucano. Ele e sua turma visitam a região para conhecer esse ecossistema tão rico, mas em depredação. O passeio termina sendo uma ótima aula sobre preservação da Mata Atlântica para os meninos.
Baixar
Cartilha Joca descobre… o Inventário de Resíduos Sólidos Industriais de Pernambuco
Nessa nova edição da série de cartilhas educativas da CPRH, o personagem Joca toma conhecimento do Inventário de Resíduos Sólidos Industriais ao fazer uma pesquisa escolar. Na publicação, estãoapresentados, numa linguagem didática, os principais resultados do Inventário, realizado entre 2002 e 2003, pela CPRH: atividades industriais geradoras de resíduos, classificação e quantidade dosresíduos gerados, reciclagem, tratamento edestinação final.A publicação foi editada como apoiodo Fundo Nacional do Meio Ambiente – FNMA/MMA.
Baixar
Joca descobre … Noronha
O Arquipélago de Fernando de Noronha é o tema de mais uma aventura de Joca, personagem da série de cartilhas educativas produzidas pela CPRH. No santuário ecológico, Joca fala sobre desenvolvimento sustentável, sustentabilidade, ecoturismo, fauna e vegetação local, problemas ambientais, abastecimento d’água, tratamento do lixo, Projeto Tamar e espaços participativos de proteção da ilha. A publicação é toda ilustrada e mistura desenho e fotografia em sua composição visual.
Baixar
Fazendo Educação e vivendo a Gestão Ambiental
A publicação traz várias informações importantes para servir de material de apoio didático e de comunicação paraincentivar aimplementação deum sistema de gestão ambiental nas empresas, seja do setor produtivo ou de serviços. Faz parte da iniciativa “Educação Ambiental como Instrumento de Gestão para Empresas”, dentro do Projeto Fazendo Educação Ambiental – PFEA, desenvolvido desde 1988 pela CPRH.
Baixar
A Peleja do Velho Chico Contra o Monstro da Destruição
A publicação “A Peleja do Velho Chico Contra o Monstro da Destruição” é um dos produtos de comunicação do Projeto de Educação Ambiental como Instrumento de Gestão para Revitalização do Rio São Francisco, realizado pela CPRH, em 2002, com recursos do Ministério do Meio Ambiente. O objetivo principal do projeto foi mobilizar a população dos municípios de Petrolina, Lagoa Grande, Santa Maria da Boa Vista, Orocó e Cabrobó a desenvolverem atividades sustentáveis na região, através de oficinas de arte-educação.
Acessar
PREVINE – Plano de Emergência para Transporte de Produtos Perigosos
Banner PREVINE – Plano de Emergência para Transporte de Produtos Perigosos
O folder do Plano de Emergência para Transporte de Produtos Perigosos (PREVINE) tem como objetivo esclarecer a população sobre a finalidade do Plano, o que são produtos perigosos e quais os procedimentos corretos que devem ser tomados, em caso de acidentes rodoviários. O PREVINE é uma iniciativa da CPRH, como o apoio do Projeto CPRH/GTZ, que atua de forma conjunta com órgãos governamentais, empresas e transportadoras no atendimento às emergências envolvendo tais produtos.
Baixar
Unidades de Conservação – Estação Ecológica de Caetés
A Estação Ecológica de Caetés é uma área de 157 hectares de mata preservada, que livrou-se de se tornar um aterro sanitário para se transformar numa unidade de conservação que desenvolve um importante trabalho de gestão ambiental compartilhada, no Estado de Pernambuco.
Acessar
Agenda Comum de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco
A Agenda Comum de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco constitui um processo integrado de educação ambiental, envolvendo organizações governamentais, não-governamentais, empresas privadas universidades, centros de pesquisa e o setor educacional. A sua construção inclui a definição de metas, prioridades e interfaces a serem executadas, de forma integrada por estas instituições, visando maximizar esforços, otimizar os resultados, multiplicar práticas bem sucedidas e dar maior visibilidade às ações de educação ambiental que vêm sendo implantadas por diferentes instituições no estado. Os objetivos, metodologia, produtos e encaminhamentos finais dos encontros, promovidos pela Sectma e pela CPRH, estão expostos nesse documento.
Baixar
Programa de Educação Ambiental do Estado de Pernambuco
“Preservação do Meio Ambiente. Responsabilidade de todos.” Esta é a mensagem que o folder da CPRH quer transmitir através de perguntas e respostas sobre o Programa Estadual de Educação Ambiental. No conteúdo, são sete questões explicadas didaticamente para não deixar nenhuma dúvida para os interessados em participar.
Baixar
Fazendo Educação Ambiental
Nesta publicação o tema educação ambiental é abordado de forma didática com ilustrações e uma linguagem simples e acessível. Esta é a quarta edição da revista Fazendo Educação Ambiental. O que é?, Como fazer?, Por que fazer?, Para que fazer?, Como fazer? e Quem deve fazer? são alguns dos capítulos do livro. Esta publicação recebeu o prêmio de melhor trabalho na categoria Comunicação e Material Didático no III Encontro Latino Americano de Educadores Ambientais.
Baixar
Agenda 21 da Bacia do Rio Pirapama: do Compromisso à Ação
Material elaborado para divulgar o Plano de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 21 da Bacia do Pirapama.
Licenciamento Ambiental
Folder institucional sobre obras e serviços que precisam ser Licenciados ou Autorizados pela CPRH, para o funcionamento, procedimentos para a obtenção das licenças e tipos de licenças expedidas pela Agência.
Outras publicações
Educação Ambiental – Sapucarana, uma aprendizagem.
Uma metodologia em Educação Ambiental.